22 março, 2015

ÁGUA. O alerta da ONU

O Dia Mundial da Água celebra-se anualmente a 22 de Março.
A data visa a alertar as populações e os governos para a urgente necessidade de preservação e poupança deste recurso natural tão valioso.
A gestão dos recursos de água tem impacto em vários setores, nomeadamente em saúde, produção de alimentos, energia, abastecimento doméstico e sanitário, indústria e sustentabilidade ambiental.
Origem da Data
Surgiu no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e Ambiente, que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, em 1992.
O alerta da ONU
G1 – A ONU divulgou nesta terça-feira (24) um alerta mundial sobre os efeitos da escassez de água.
Água para beber, água para comer, para produzir a comida, para higiene, limpeza. Água para trabalhar e para gerar energia para trabalhar. E se ela falta?
O relatório das Nações Unida alerta: muitos países estão perto de enfrentar situações de desespero e conflito por falta d'água. Isso seria uma barreira não só à saúde das populações, mas também ao crescimento econômico e à estabilidade política.
Segundo os pesquisadores, daqui a apenas dez anos, 48 países não terão água suficiente para as suas populações. Isso atingiria quase três bilhões de pessoas. E até 2030, a demanda por água doce no planeta deverá ser 40% maior do que a oferta.


Cachoeira
Aqui apresentamos o vídeo "Cachoeira" feito pelo artista brasileiro Rodrigo EBA!, Dirigindo minúsculos atores (gotas de água), ele obteve um surpreendente resultado.
A trilha musical é dada por uma viola caipira.



Um segundo vídeo (Cachoeira - making of) mostra os desafios que o artista teve de enfrentar ao fazer este maravilhoso curta-metragem de animação.

"Não é que eu tenha paciência. Eu faço animação para ter paciência." – Rodrigo EBA!

Nenhum comentário: