31 dezembro, 2014

O calendário fixo internacional

Em 1899, o estatístico britânico Moses B. Cotsworth observou que os registros podiam ser muito simplificados se cada mês contivesse um número uniforme de semanas inteiras. Ele propôs um "calendário fixo internacional", contendo 13 meses de 28 dias:


Isso tornava tudo mais fácil.
O dia 26 de cada mês passa a cair, de forma confiável, em uma quinta-feira, por exemplo. E as comparações estatísticas entre os meses vão ser mais precisas, já que cada mês contém quatro semanas – com quatro fins de semana.
Infelizmente, para os supersticiosos, cada um dos 13 meses continha uma sexta-feira 13. Um novo mês, chamado Sol (em inglês), seria criado entre junho e julho, e um dia a mais, o "Dia de Ano", seria adicionado no final do ano, mas seria independente de qualquer mês (como é o Leap Day). QUEM SÃO OS LEAPLINGS
Em 1922, a Liga das Nações escolheu o plano de Cotsworth como o mais promissor de 130 propostas de reformas do calendário, mas o público, como sempre, resistiu ao desconhecido, e por volta de 1937 a Liga tinha fechado suas portas. No entanto, o calendário fixo internacional deixou um legado curioso: George Eastman, o fundador da Eastman Kodak, ficou tão satisfeito com o esquema de Cotsworth que o adotou como calendário oficial de sua empresa – e assim permaneceu até 1989.
Fixing dates, Futility Closet
N. do E.
Treze não sendo divisível por 2 e 4 teríamos de esquecer os semestres e os trimestres.

Slideshows do PG - Apresentação 351

Nenhum comentário: