20 dezembro, 2014

Escuta só: ouvido absoluto

Você consegue imaginar como seria se qualquer som que você ouvisse fosse uma nota musical? Um despertador pode soar em Dó, um gato miar em Si bemol e um telefone tocar em Sol sustenido. Esta rara habilidade faz parte do universo de indivíduos com ouvido absoluto (OA). Mas quais as razões disso acontecer? Como vivem estas pessoas? É doença?
Num fórum, Fábio Zanon comentava outro dia que havia assistido a um conserto ótimo no Masp, mas que o ar condicionado soava um fá sustenido irritante.
Este documentário apresenta as opiniões de diferentes pessoas (músicos, pesquisadores e portadores do OA) a respeito do assunto.



[18:26–19:17] Maestro Cacique Robson Miguel:
"Uma vez, eu encontrei uma índia a quem perguntei:
– Qual o seu nome?
– We-e-e-na.
– Como?
– We-e-e-na.
– Qual é mesmo o seu nome?
– We-e-e-na.
– Mas por que você está cantando We-e-e-na? Mi, Si, Mi, Mi.
– Eu sou da etnia Tikuna que fica na fronteira do Brasil com a Colômbia e o Peru. Nossa língua está sendo estudada porque somos os únicos índios na América com uma língua tonal. Meu pai é Boatecu, minha irmã é Jueena, e eu sou Weena.
– Que interessante! Uma índia que eu tenho de cantar para dizer o nome: We-e-e-na.
Então, começou um grande amor e agora estamos casados há oito anos."

O superpoder do ouvido absoluto | Desescute |  BAIXARIAS

Nenhum comentário: