20 dezembro, 2014

FÉRIAS. Quais são as chances de você encontrar o seu chefe?

As chances de isso acontecer são maiores do que você pensa
A última pessoa na Terra com que a maioria das pessoas gostaria de esbarrar acidentalmente durante as férias seria o seu chefe. Pode parecer uma coincidência enorme encontrar alguém que você conhece muito longe de casa, mas muitas pessoas têm histórias de como isso aconteceu com elas.
Tomemos o caso de Katherine, uma jovem britânica que planejava passar umas férias de verão no exterior com seus amigos.
"O problema era que eu não poderia dispor daquele tempo de afastamento do trabalho. Então, eu decidi telefonar para avisar que estava doente e ir de férias de qualquer maneira", diz ela.
Mas quando ela chegou no resort com os amigos, e saiu para fazer um reconhecimento do local, viu o chefe do supermercado onde ela trabalhava em Weston Super Mare.
"Obviamente, ele se surpreendeu em me ver, pois pensava que eu estava doente."


Qual era a probabilidade de tal coincidência?
Katie Chicot, uma matemática da Universidade Aberta do Reino Unido, analisou as probabilidades envolvidas. E começou fazendo esta pergunta: Quais são as chances de Katherine passar suas férias em um mesmo lugar e ao mesmo tempo com o seu chefe?
"Vamos supor que sejam eventos independentes, que ambos escolheram um período ensolarado de verão e que ambos optaram por um pacote barato."
"Eles não têm filhos, então eles devem ter evitado a época das férias escolares", diz Chicot.
Ela faz a suposição de que há apenas sete semanas de verão para escolher, quando se excluem as férias escolares que se iniciam no final de julho e vão até o final de agosto.
Além de trabalhar com a probabilidade de escolher a mesma semana, ela avalia as chances de Katherine escolher o mesmo destino.
Ela diz que a Espanha é o destino de férias mais popular para os britânicos.
"Há cerca de uma chance em três de escolher a Espanha, assim, as chances de escolher a mesma semana e de escolher a Espanha, são de uma em 20", ela calcula.
Mas acontece que há um agente de viagens perto do supermercado onde Katherine e seu chefe trabalham.
"Esta agência de viagens no Reino Unido envia 800 mil pessoas por ano para a Espanha, das quais 20 mil vão para Magaluf – a localidade do resort onde Katherine foi pega em flagrante.
"Usando estes números, a probabilidade de que uma pessoa selecione Magaluf é de cerca de dois em 100."
Para recapitular
Há uma chance em três de Katherine escolher a Espanha, e se ela o faz, há duas chances em 100 de escolher Magaluf.
"Assim, a chance de Katherine selecionar Magaluf são de cerca de oito em 1000", diz Chicot.
Mas, como mencionado acima, há uma chance em sete de Katherine e de seu chefe selecionarem a mesma semana, por isso "a chance de que ela selecione a mesma semana e Magaluf é de cerca de um em 1000", diz Chicot.
Isto é, se assumirmos que os acontecimentos de Katherine escolher Magaluf e de seu chefe escolher Magaluf sejam eventos independentes.
Mas, evidentemente, Chicot suspeita que eles não são independentes, visto que provavelmente usaram os serviços do mesmo agente de viagens.
"A qualquer momento, um agente de viagens terá o mesmo melhor negócio em oferta. Portanto, se duas pessoas vão a pé ao mesmo agente de viagens, dentro de um período de tempo similar, e requisitam férias semelhantes, é muito provável que lhes seja oferecido o mesmo pacote de férias."
Assim, as chances de isso acontecer a Katherine não são tão remotas como uma em 1000.
"E a lição aqui é que, se você NÃO quer passar as férias com o seu chefe, não use o mesmo agente de viagens dele", diz Chicot.

Nenhum comentário: