12 outubro, 2014

Samarica Parteira

- Oi sertão! - Ooi! - Sertão do Capitão Barbino! Sertão dos cabra valente... - Tá falando com ele!... - ...e dos cabra frouxo também. -...já num tô dento. - Há, há, há... [risos] - Sertão das muié bonita... - ôoopa - ...e dos cabra fei também, ha, ha - ...há, há, há... [risos] - Lula! - Pronto patrão. - Monte na bestinha melada e risque. Vá ligeiro buscar Samarica parteira que Juvita já tá com dô de menino. Ah, menino! Quando eu já ia riscando, Capitão Barbino ainda deu a última instrução: - Olha, Lula, vou cuspi no chão, hein?! Tu tem que vortá antes do cuspe secá! Foi a maior carreira que eu dei na minha vida. A eguinha tava miada. Piriri piriri piriri piriri piriri piriri piriri uma cancela: nheeeiim ... pá... Piriri piriri piriri piriri piriri piriri outra cancela: nheeeiim... pá! Piriri piriri piriri pir... êpa ! Cancela como o diabo nesse sertão: nheeeiim... pá! Piriri piriri piriri piriri Um lajedo: patatac patatac patatac patatac patatac . Saí por fora ! Piriri piriri piriri piriri piriri piriri piriri piriri Uma lagoa, lagoão: bluu bluu, oi oi, kik' k' - a saparia tava cantando. Aha! Ah menino! Na velocidade que eu vinha essa égua deu uma freada tão danada na beirada dessa lagoa, minha cabeça foi junto com a dela!... e o sapo gritou lá de dentro d'água: - ói, ói, ói ele agora quaje cai! ... Sapequei a espora pro suvaco no vazi' dessa égua, ela se jogou n'água parecia uma jangada cearense: [bluu bluu, oi oi, kik' k'] Tchi, tchi, tchi. Saí por fora. Piriri piriri piriri piriri piriri piriri piriri Outra cancela: nheeeiim... pá! piriri piriri piriri piriri piriri piriri Um rancho, rancho de pobe... - Au au! Cachorro de pobe, cachorro de pobe late fino... - Tá me estranhan'o cruvina? Era cruvina mermo. Balançô o rabo. Não sei porque cachorro de pobe tem sempre nome de peixe: é cruvina, traíra, piaba, matrinxã, baleia, piranha. Há! Maguinho mas caçadozinh' como o diabo! Cachorro de rico é gooordo, num caça nada, rabo grosso, só vive dormindo. Há há ... num presta prá nada, só presta prá bufar, agora o nome é bonito: é white, flike, rex, whiski, jumm. Há! Cachorro de pobe é ximbica! - Samarica, ooooh, Samarica parteeeeira! Qual o quê, aquelas hora no sertão, meu fi', só responde s'a gente dê o prefixo: - Louvado seja Nosso Senhor J'us Cristo! - Para sempre seja Deus louvado. - Samarica, é Lula... Capitão Barbino mandou vê a senhora que Dona Juvita já tá com dô de menino. - Essas hora, Lula? - Nesse instante, Capitão Barbino cuspiu no chão, eu tem que vortá antes do cuspe secá. Peguei o cavalo véi de Samarica que comia no murturo ? Todo cavalo de parteira é danado prá comer no murturo, não sei porque. Botei a sela no lombo desse cavalo e acochei a cia peguei a véia joguei em riba, quase que ela imbica p'outa banda. - Vamos s'imbora Samarica que eu tô avexado! - Vamo fazê um negócio Lula? Meu cavalin' é mago, sua eguinha é gorda, eu vou na frente. - Que é que há Samarica, prá gente num chegá hoje? Já viu cavalo andar na frente de égua, Samarica? Vamo s'imbora que eu tô avexado!! Piriri tic tic piriri tic tic piriri tic tic nheeeiim... pá! Piriri tic tic piriri tic tic bluu oi oi bluu oi, uu, uu - ói, ói, ói ele já voltoooou! Saí por fora. Piriri tic tic piriri tic tic piriri tic tic piriri tic tic Patateco teco teco, patateco teco teco, patateco teco teco Saí por fora da pedreira Piriri piriri tic tic piriri tic tic nheeeiim... pá ! Piriri tic tic piriri tic tic piriri tic tic nheeeiim... pá ! Piriri tic tic piriri tic tic piriri tic tic nheeeiim... pá! Piriri piriri tic tic piriri tic tic - Uu uu.
- Tá me estranhando, Nero? Capitão Barbino, Samarica chegou. - Samarica chegou!! Samarica sartou do cavalo véi embaixo, cumprimentou o Capitão, entrou prá camarinha, vestiu o vestido verde e amerelo, padrão nacioná, amarrou a cabeça c'um pano e foi dando as instrução: - Acende um incenso. Boa noite, D. Juvita. - Ai, Samarica, que dô ! - É assim mermo, minha fi'a, aproveite a dô. Chama as muié dessa casa, p'a rezá a oração de São Reimundo, que esse cristão vem ao mundo nesse instante. B'a noite, cumade Tota. - B'a noite, Samarica. - B'a noite, cumade Gerolina. - B'a noite, Samarica. - B'a noite, cumade Toinha. - B'a noite, Samarica. - B'a noite, cumade Zefa. - B'a noite, Samarica. - Vosmecês sabe a oração de São Reimundo? - Nós sabe. - Ah Sabe, né? Pois vão rezando aí, já viu?? [vozes rezando] - Capitão Barbiiino! Capitão Barbino tem fumo de Arapiraca? Me dê uma capinha pr' ela mastigar. Pegue D. Juvita, mastigue essa capinha de fumo e não se incomode. É do bom! Aguenta nas oração, muié! [vozes rezando] Mastiga o fumo, D. Juvita... Capitão Barbino, tem cebola do Cabrobró? - Ai Samarica! Cebola não, que eu espirro. - Pois é prá espirrar mesmo minha fi'a, ajuda. - Ui. - Aproveite a dor, minha fi'a. Aguenta nas oração, muié. [vozes rezando] Mastigue o fumo D. Juvita. - Capitão Barbiiino, bote uma faca fria na ponta do dedão do pé dela, bote. Mastigue o fumo, D. Juvita. Aguenta nas oração, muié. [vozes rezando alto]. - Ai Samarica, se eu soubesse que era assim, eu num tinha casado com o diabo desse véi macho. - Pois é assim merm' minha fi'a, vosmecê casou com o vein' pensando que ela num era de nada? Agora cumpra seu dever, minha fi'a. Desde que o mundo é muundo, que a muié tem que passar por esse pedacinh'. Ai, que saudade! Aguenta nas oração, muié! [vozes rezando alto].Mastigue o fumo, D. Juvita. - Ai, que dô! - Aproveite a dô, minha fi'a. Dê uma garrafa pr' ela soprá, dê. Ô, muié, hein? Essa é a oração de S. Reimundo, mermo? - É..é [muitas vozes]. - Vosmecês num sabe outra oração? - Nós num sabe... [muitas vozes]. - Uma oração mais forte que essa, vocês num têm? - Tem não, tem não, essa é boa [muitas vozes] - Pois deixe comigo, deixe comigo, eu vou rezar uma oração aqui, que se ele num nascer, ele num tá nem cum diabo de num nascer: "Sant' Antoin pequenino, mansadô de burro brabo, fazei nascer esse menino, com mil e seiscentos diabo!" [choro de criança] - Nasceu e é menino homem! - E é macho! - Ah, se é menino homem, olha se é? Venha vê os documento dele! E essa voz! Capitão Barbino foi lá detrás da porta, pegou o bacamarte que tava guardado pra mais de 8 dia, chegou no terreiro, destambocou no oco do mundo, deu um tiro tão danado, que lascou o cano. Samarica dixe: - Lascou, Capitão? - Lascou, Samarica. É mas em redor de 7 légua, não tem fi' duma égua que num tenha escutado. Prepare aí a meladinha, ah, prepare a meladinha, que o nome do menino... é Bastião. (transcrição da letra por Orlando Rodrigues)

Nenhum comentário: