06 outubro, 2014

Novos horizontes para Plutão

Pobre Plutão. É ou não é um planeta?
Desde que o astrônomo Clyde Tombaugh, no Observatório Lowell, em Flagstaff, Arizona, descobriu o planeta em 18 de Fevereiro de 1930, passamos a acreditar que vivíamos em um sistema solar com nove planetas.
Foi assim, até 2006, quando a União Astronômica Internacional (UAI), a entidade que nomeia os corpos planetários, cobrou o seguimento de algumas regras para o que é e o que não é um planeta.
E Plutão foi rebaixado para planeta anão, deixando nosso sistema solar com apenas oito planetas.
Mas o apego do público ao pequeno Plutão continuou a causar debate. Em 18 de setembro, no Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica, foi realizado este painel: o que é um planeta? No qual alguns especialistas discutiram a definição de planeta e depois deixaram que o público votasse. Adivinhem qual foi o resultado?
Votaram que Plutão é um planeta.
Uma pessoa que nunca aceitou o rebaixamento de Plutão é Alan Stern, investigador principal da New Horizons, a primeira sonda espacial enviada a Plutão. Ele diz que Plutão levou esse pontapé por causa de sua distância do Sol.
"De fato, se você colocar a Terra onde está Plutão, ela seria excluída!" Stern acrescenta: "Qualquer definição de planeta que exclua a Terra, em qualquer circunstância, é profundamente falha. Afinal, se há algum objeto com que todos concordam ser um planeta é a Terra."
E ele concorda com a opinião do público no fórum em Harvard.
"Acho que o público é mais adequado para decidir isso do que os astrônomos", disse Stern. "A UAI nunca deveria ter fingido ter os conhecimentos necessários para a decisão tomada. É uma questão para cientistas planetários, e não para astrônomos."


Com décadas de idade, a Voyager 2 (imagem), da NASA, está para concretizar a sua missão em Plutão. Quando a New Horizons chegar lá, em julho de 2015, pode não acabar com o debate sobre o status de Plutão como planeta, mas Stern diz que a missão "vai ser alucinante". A sonda espacial terá de sobreviver ao que Stern chama de "sete semanas de suspense", desviando de asteroides ao se aproximar de Plutão. Então, vamos finalmente ter fotos incríveis e detalhadas do pequeno planeta, ou não,
Plutão está finalmente entrando em foco.


Plutão versus Plutocracia
Por que Plutão deixou de ser um planeta?, Plutão é bom de lua e Plutão é bom de lua - Conclusão

Nenhum comentário: