26 outubro, 2014

Recorde mundial de salto de paraquedas é quebrado

Um conhecido cientista da computação saltou de paraquedas da estratosfera, na última sexta-feira (24), e caindo mais rápido do que a velocidade do som, quebrou o recorde mundial de altitude de Felix Baumgartner. [1] [2] [3]
O salto foi feito por Alan Eustace, 57, vice-presidente sênior do Google (foto). Diferentemente de Baumgartner, em vez de subir ao espaço dentro de uma cápsula sofisticada, Eustace elevou-se à estratosfera apenas pendurado em um grande balão de hélio.
Ele vestia um traje com um sistema de suporte de vida, semelhante ao de um astronauta.
Em pouco mais de duas horas, atingiu a altitude desejada. Com a ajuda de um pequeno dispositivo explosivo, soltou-se do balão e despencou em direção à Terra a velocidades que alcançaram 1.322 quilômetros por hora, provocando uma pequena explosão sônica ouvida por pessoas no solo.
Com base em informações de registradores de dados, a altitude do salto de Eustace, a ser submetido à aprovação da Fédération Aéronautique Internationale (FAI), foi 41.419 metros. O recorde anterior de altitude, definido em 14 de outubro de 2012 pelo austríaco Felix Baumgartner, tinha sido 38.969 metros. No entanto, Baumgartner, com seus 1.357 quilômetros por hora alcançados, ainda é o recordista mundial de velocidade em saltos de paraquedas.
Eustace planejou seu salto em segredo, trabalhando por quase três anos com um pequeno grupo de técnicos qualificados em assuntos espaciais, sistemas de suporte de vida, paraquedas e tecnologia de balão.
O Google estava disposto a ajudar no projeto, mas ele recusou o patrocínio da empresa, preocupado em que o seu salto se tornasse em um evento de marketing.

Nenhum comentário: