27 outubro, 2014

Mapa ponderado dos resultados das eleições presidenciais de 2014 no Brasil

Jornal GGN – As eleições terminaram e as críticas e o preconceito contra o eleitorado do Nordeste inundaram as redes sociais. Já surgiram, inclusive, mapas separatistas, de um Brasil sem Nordeste, conduzido por um vitorioso presidente tucano. As impressões, no entanto, são equivocadas. Dilma venceu em todos os estados do Nordeste, mas venceu também no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, e conseguiu ser bastante votada nos estados em que foi derrotada para que, ao fim de tudo, saísse vitoriosa do pleito (51,6% x 48,3%).
Thomas Conti preparou este mapa ponderado, a meu ver mais realista para retratar os resultados das eleições presidenciais de 2014 no Brasil.



Como foram obtidas essas escalas de cor?
Usando o Excel 2013, computei o percentual de votos válidos de cada candidato em uma tabela. Nas versões mais novas, o Excel tem um recurso chamado Formatação Condicional que permite ao programa colorir automaticamente tabelas a partir de uma instrução. Usando esse recurso, selecionei o vermelho básico para 100% de votos em Dilma, e o azul básico para 0% de votos em Dilma. Depois, fiz o contrário para Aécio: 100% de votos com o azul básico e 0% de votos com o vermelho básico. Feito isso, todos os valores intermediários foram coloridos automaticamente pelo Excel, originando cores que refletem precisamente o grau de distância entre 0% e 100% nas duas escalas.
Por que os Estados do Sudeste parecem menos azuis?
Isso se deve à proporção que cada candidato teve de votos por Estado. Nos Estados em que Dilma teve o pior desempenho – Acre e São Paulo – obteve ainda assim 36% dos votos válidos, 15 pontos percentuais a mais do que o pior desempenho de Aécio, que foi de 21%. Ou seja, mesmo nos Estados do Sul o peso de no mínimo 36% para a cor vermelha acaba atenuando um pouco a força da cor azul.
\o/ \o/ \o/ \o/
N. do E.
Dilma recebeu 24.539.880 de votos no N/NE e 29.882.106 de votos no S/SE/CO.
Dilma venceu em 15 dos 27 estados (DF incluído) do País.
Dilma venceu em 3.511 dos 5.566 municípios brasileiros.
Aécio venceu em Miami com 92% dos votos.
\o/ \o/ \o/ \o/
Quem ganhou e quem perdeu na eleição presidencial, por Flávio Aguiar, Blogue do Velho Mundo
Tão importante quanto dizer quem ganhou e quem perdeu é dizer quem saiu ganhando e quem saiu perdendo. Nem sempre estas coisas coincidem, como se verá.

Nenhum comentário: