Thomas Conti preparou este mapa ponderado, a meu ver mais realista para retratar os resultados das eleições presidenciais de 2014 no Brasil.
Como foram obtidas essas escalas de cor?
Usando o Excel 2013, computei o percentual de votos válidos de cada candidato em uma tabela. Nas versões mais novas, o Excel tem um recurso chamado Formatação Condicional que permite ao programa colorir automaticamente tabelas a partir de uma instrução. Usando esse recurso, selecionei o vermelho básico para 100% de votos em Dilma, e o azul básico para 0% de votos em Dilma. Depois, fiz o contrário para Aécio: 100% de votos com o azul básico e 0% de votos com o vermelho básico. Feito isso, todos os valores intermediários foram coloridos automaticamente pelo Excel, originando cores que refletem precisamente o grau de distância entre 0% e 100% nas duas escalas.
Por que os Estados do Sudeste parecem menos azuis?
Isso se deve à proporção que cada candidato teve de votos por Estado. Nos Estados em que Dilma teve o pior desempenho – Acre e São Paulo – obteve ainda assim 36% dos votos válidos, 15 pontos percentuais a mais do que o pior desempenho de Aécio, que foi de 21%. Ou seja, mesmo nos Estados do Sul o peso de no mínimo 36% para a cor vermelha acaba atenuando um pouco a força da cor azul.
\o/ \o/ \o/ \o/
N. do E.Dilma recebeu 24.539.880 de votos no N/NE e 29.882.106 de votos no S/SE/CO.
Dilma venceu em 15 dos 27 estados (DF incluído) do País.
Dilma venceu em 3.511 dos 5.566 municípios brasileiros.
Aécio venceu em Miami com 92% dos votos.
\o/ \o/ \o/ \o/
Quem ganhou e quem perdeu na eleição presidencial, por Flávio Aguiar, Blogue do Velho MundoTão importante quanto dizer quem ganhou e quem perdeu é dizer quem saiu ganhando e quem saiu perdendo. Nem sempre estas coisas coincidem, como se verá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário