22 junho, 2013

Vamos mudar?

Você que quer mudar o mundo, seu País, seu Estado, sua cidade, seu bairro, sua rua, seu trabalho, sua casa...
Pare de comprar produtos piratas, pare de levar material de órgãos públicos para seu escritório/casa, pare de usar medicamentos/equipamentos de hospitais públicos em seu consultório/clínica particular, pare de roubar merenda escolar, pare de fazer corpo mole no seu local de trabalho, pare de furar fila, pare de estacionar em vaga de idosos/deficientes, em suma, faça o exercício de cidadania que propomos aqui e que se aplica a qualquer tipo de desonestidade conhecida do setor público e do setor privado.
É bem simples: por apenas 365 dias - isso, um aninho - você terá apenas que se comportar dentro das duas regrinhas abaixo, de muito fácil entendimento e que, segundo especialistas no assunto, qualquer pessoa de bem pode aplicar em sua vida diária. Resultado esperado: além de melhorar muiiiiiito o convívio social, faz muito bem à saúde.
1 - SEJA HONESTO
Pare de roubar. Diga com toda sinceridade, apenas para você mesmo, não precisa espalhar: em quantas pessoas de seu relacionamento - irmãos, pais, amigos, colegas... - você confiaria para, por exemplo, montar um negócio, dividir uma aplicação financeira, emprestar dinheiro sem contrato etc.? Creio que, atualmente, confiar no fio do bigode ou em contrato verbal que exija ética, pode resultar em algum desenlace funesto. Em quase 100% dos casos você vai perder o amigo, o dinheiro e a confiança na raça humana. Mas você pode fazer um bem enorme à humanidade, agindo corretamente e sendo depositário da confiança de seus pares, pois a pessoa que procura agir de forma ética, em qualquer situação, está contribuindo e muito para melhorar o mundo.
2 - SEJA CORRETO
Pare de mentir. Este item deveria estar incluído no item 1. Porém, é muito comum no Patropi, o ser humano julgar-se acima de qualquer suspeita, apenas porque nunca roubou. Mas esse mesmo ser humano - exemplar pai/mãe de família, trabalhador, cumpridor de suas obrigações sociais, tributárias e sexuais - é mentiroso até a medula no trato com seus semelhantes. Por isso, merece um item à parte. Ora, mentir, trapacear, usar e abusar da boa fé dos outros em proveito próprio, puxar o tapete de colegas, descer o sarrafo na vida dos amigos, jogar conversa fora apenas para se dar bem... Tem gente que é tão desonesta, que mente tanto, que sai falando sobre atitudes de amigos, como se estivesse exaltando-os, quando na realidade está apenas jogando a reputação deles na lama. Quem ouve não acredita: "É mesmo? Não pensei que fulano fosse capaz disso!". E não é mesmo, mas o mentiroso tem que ter uma história fantástica para contar. Pena que nem sempre ele é o executor da proeza. Então, pare de mentir que o mundo vai melhorar muiiiito.
Em complemento a esse exercício diário de cidadania e bem-estar pessoal, a pessoa que estiver também interessada no bem-estar da sociedade, deverá passar duas eleições - apenas duas, se possível uma majoritária e uma proporcional - sem votar naquele político corrupto e desonesto de que tanto gosta, que tanto lhe favorece ou favorece sua família/empresa. Resultado esperado: melhoria considerável, e em pouco tempo, de todas as casas legislativas do País, bem como dos governos estaduais e municipais.
Resultado total esperado: uma sociedade cada vez melhor. Um mundo cada vez mais confiável. Como diz uma frase atribuida ao Millôr Fernandes: "Se você agir SEMPRE com dignidade, pode não melhorar o mundo, mas uma coisa é certa: haverá na Terra um canalha a menos.".
Então, vamos tentar?
Fernando Gurgel Filho

Nenhum comentário: