15 julho, 2021

O superprofundo poço de Kola

O buraco mais profundo cavado pelo homem na Terra trata-se do Poço Superprofundo de Kola, nos confins do Círculo Polar Ártico.


Tem 12,2 km de profundidade, e os moradores locais juram que podem ouvir os gritos das almas torturadas no inferno. Os soviéticos levaram quase 20 anos (de 1970 a 1989) perfurando-o. Apesar disso, não chegaram ao centro da Terra. Na verdade, a broca ainda estava a apenas um terço do caminho entre a crosta e o manto da Terra quando o projeto foi interrompido
A crosta terrestre apresenta apenas 40 km de espessura. Para além dali, há um manto com 3.000 km de profundidade. Abaixo dele, o núcleo da Terra.
O buraco mais profundo já cavado na Terra - BBC News Brasil


12/04/2023 - Atualizando ...
Por que não cavar mais fundo do que 12,2 km na Terra?
A profundidade de 12,2 km é conhecida como a "descontinuidade de Mohorovičić" ou "Moho" e marca a fronteira entre a crosta terrestre e o manto superior. A principal razão pela qual não podemos cavar mais fundo do que isso é porque a pressão e a temperatura aumentam drasticamente à medida que se aprofunda na Terra. A temperatura no centro da Terra é estimada em cerca de 5.500 graus Celsius, o que é muito mais quente do que qualquer material conhecido pode suportar sem se derreter. Além disso, a pressão nas profundidades mais extremas é tão grande que poderia esmagar qualquer estrutura que tentasse alcançá-la. Mesmo que pudéssemos superar esses desafios técnicos, a perfuração de mais de 12,2 km seria extremamente cara e levaria muito tempo. Por todas essas razões, os cientistas geralmente estudam a estrutura interna da Terra usando terremotos e outras técnicas indiretas de investigação em vez de cavar diretamente no solo.

Nenhum comentário: