09 julho, 2021

Genghis Khan: "Coloque as mulheres no comando."

Em "The Secret History of the Mongol Queens" (Crown Publishers, 2010), o historiador Jack Weatherford argumenta que foram suas filhas, e não seus filhos, que fizeram do império de Genghis um sucesso. E quando os filhos arruinaram o império, foi uma mulher que recriou a Mongólia no final do século 15.
Temujin, o jovem que se tornou Genghis Khan, cresceu em um clã sem importância em um povo sem importância. Outras nações pastoris floresceram nas estepes do século 12 ao norte da China. Eles invadiram e negociaram com a China e lutaram para controlar a Rota da Seda. Os mongóis, até então, eram players secundários.
Criado por sua mãe, Temujin aprendeu a espiritualidade mongol - um equilíbrio entre masculino e feminino, Mãe Terra e Pai Céu. Ao tempo em que os senhores mongóis mais poderosos tinham pouco respeito pelos aspectos femininos do mundo.
Na época em que Temujin se tornou o Grande Khan dos mongóis em 1206, ele estava na casa dos 40 anos, com uma grande família que incluía "quatro filhos auto-indulgentes que provaram ser bons na bebida, medíocres nas lutas e pobres em tudo o mais".
Mas ele também tinha sete ou oito filhas, cujos nomes e vidas são muito menos conhecidos.  (Weatherford teve que "remontar" suas histórias de várias fontes). Eram jovens claramente notáveis.
O casamento como missão militar
Genghis Khan adotou uma política de casamentos estratégicos. Ele casava uma filha com o rei de uma nação aliada. As outras esposas do rei eram dispensadas. Em seguida, ele designava seu novo genro para o serviço militar nas guerras mongóis, enquanto a filha assumia o governo do reino. A maioria dos genros morreu em combate.
Dessa forma, Genghis Khan construiu um escudo em torno das terras natais mongóis, enquanto se expandia para além delas. Em suas instruções matrimoniais para sua filha Alaqai, "Ele não deixou dúvidas de que esta era uma importante missão militar. Ela não estava lá apenas para administrar, mas para governar - iniciando assim a expansão dos mongóis de uma nação tribal para um império global".
Na época da morte de Genghis Khan, suas filhas governavam desde o Mar Amarelo até o Cáspio. Provavelmente nunca antes, ou desde então, as mulheres tiveram tanto poder sobre uma região tão vasta.
Os filhos começaram a reduzir esse poder assim que o velho morreu. Cada um havia recebido um território de herança, e a maneira mais fácil de expandi-lo era tirar o de suas irmãs.
Conforme as filhas envelheciam e morriam, os filhos (e netos) tomaram seus reinos. Até que... uma nova geração de mulheres entrou em cena: as noras de Genghis Khan, que assumiram o poder enquanto seus maridos bebiam até morrer.

Extraído de: Genghis Khan, Feminist, THETYEE

Nenhum comentário: