12 julho, 2021

O alfabeto mais extenso do mundo

É o Khmer (Quemer), ou Cambojano, com 68 caracteres. É o idioma oficial do Camboja e é falado por mais de 25 milhões de pessoas – entre cambojanos, tailandeses, vietnamitas e alguns chineses. O alfabeto tem 33 consoantes, 24 vogais, 11 vogais independentes (que não precisam das consoantes e podem formar palavras monossilábicas) – e ainda há os números!
Por incrível que pareça, é uma língua relativamente fácil de aprender. Em Khmer, os verbos e os nomes não são flexionados (não há verbos irregulares e a maioria dos nomes não contém sufixos, prefixos, derivações ou flexões de gênero, número ou grau), a conjugação é simples e as palavras não têm singular nem plural.
De repente, eu fiquei feliz com o nosso alfabeto de apenas 26 letras. Acostumado com o nosso ABC, não seria fácil memorizar todos estes símbolos.


(http://equattoria.blogspot.com/2015/09/o-alfabeto-mais-longo-do-mundo.html)
Registro social
Quemer usa um sistema próprio de registro social, pelo qual quem fala deve estar sempre consciente do "status" social da pessoa a quem se dirige. Os diferentes registros incluem as situações de conversação comum, conversas mais polidas, conversas com ou sobre pessoas da nobreza ou autoridades religiosas, com isso variando os verbos utilizados, nomes, partes do corpo, pronomes etc. O resultado dessas regras pode parecer para um estrangeiro com se fosse outro idioma.

Nenhum comentário: