20 maio, 2018

O sertão vai virar mar

1963 - A convite de Glauber Rocha, Sérgio Ricardo compõe e faz arranjos para a trilha sonora do filme "Deus e o Diabo na Terra do Sol". O tema musicado é o mote messiânico dos rebeldes de Canudos, cuja história foi contada por Euclides da Cunha, em "Os Sertões". Sérgio Ricardo, antes muito identificado com o estilo da bossa-nova, aqui interpreta a canção com a voz rascante de um cantador de feira nordestino.
O Sertão vai virar mar,
E o mar virar sertão!
Tá contada a minha estória,
Verdade, imaginação.
Espero que o sinhô tenha tirado uma lição:
Que assim mal dividido
Esse mundo anda errado,
Que a terra é do homem,
Não é de Deus nem do Diabo!



1977 - Guarabyra e Luiz Carlos Sá gravam no LP "Pirão de peixe com pimenta" (Som Livre) a sua composição "Sobradinho"
E passo a passo vai cumprindo a profecia
do beato que dizia
que o sertão ia alagar
O sertão vai virar mar...
Dá no coração
O medo que algum dia
o mar também vire sertão.



Além de Sá, Rodrix e Guarabyra, gravaram esta canção: Trio Nordestino, Biquíni Cavadão e o Coral Ases MG.

2002 - O médico e escritor Moacir Scliar publica o livro "O sertão vai virar mar".
Gui e seus amigos estão lendo "Os sertões" e se impressionam com a Guerra de Canudos. O que não esperavam é que, quase um século depois, a situação se repetisse na cidade onde moram, e surgisse um beato atraindo fanáticos contra os poderosos.

2003 - Em abril de 2003, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajou a Buíque, cidade de 55 mil habitantes, a 258 quilômetros da capital pernambucana, para falar sobre o lançamento do programa Fome Zero. Mas um dos assuntos mais abordados durante seu discurso foi outra medida para ajudar a melhorar as condições de vida no sertão nordestino: a transposição do Rio São Francisco. "O projeto existe desde 1847. Se houver transposição neste país será no meu governo, pois eu sei o que é a seca", disse. Nascido a menos de 100 quilômetros dali, Lula estava certo – pelo menos em parte. Após muita discussão sobre os riscos, a viabilidade e a importância do projeto, a construção teve início em junho de 2007 em Cabrobó, também em Pernambuco. Orçada à época em quase R$ 4 bilhões, a obra engloba nove estações de bombeamento, 477 quilômetros de canais, aquedutos e reservatórios que levarão água para flagelados em quatro estados. Algumas das valas serão ligadas por túneis, como o Cuncas 2, em Mauriti, no Ceará.

Referências
"Da bossa nova à tropicália", de Santuza Cabral Naves
História da música Sobradinho https://youtu.be/s_pmGhMJiIg
https://resumando.wordpress.com/resumo-o-sertao-vai-virar-mar/ (resenha)
http://revistagalileu.globo.com/Revista/noticia/2014/04/o-sertao-vai-virar-mar.html

Nenhum comentário: