07 maio, 2018

Equações de parede

Leiden, uma cidade universitária holandesa, é muitas vezes apelidada de cidade das descobertas. Isso ocorre porque além de seu patrimônio literário e cultural, tem sido o lar de cientistas de renome como Jan Hendrik Oort e até mesmo Einstein!
Muitos dos edifícios da cidade homenageiam a história da proeza intelectual da cidade. Agora, alguns mostram belas equações artísticas em suas paredes exteriores.
Esta iniciativa partiu dos físicos Sense Jan van der Molen e Ivo van Vulpen como uma resposta aos cem poemas de parede que decoram a cidade. É a forma de mostrar que as equações, como a poesia, têm sua própria maneira de descrever o mundo que nos rodeia.
Existem atualmente seis equações espalhadas na cidade. Ao caminhar por ela, os visitantes podem contemplar as linhas e os redemoinhos que mostram a beleza da matemática e da ciência. Ao contrário dos poemas que retratam obras literárias de todo o mundo, as fórmulas de parede fazem referências apenas a cientistas que trabalharam em Leiden.
Para ajudar aqueles que não são fluentes em física ou matemática, as pinturas nas paredes também contêm representações simples e esteticamente agradáveis ​​do fenômeno que cada equação descreve.

Leiden's wall formulae, Atlas Obscura

A equação de Einstein em Lange Sint Agnietenstraat, Leiden

Nenhum comentário: