08 maio, 2018

O lado cego da Revolução Francesa

Em 1769, Antoine Laurent de Lavoisier (Paris, 26 de agosto de 1743 — Paris, 8 de maio de 1794) adquiriu uma participação na Ferme Général, o sistema utilizado naquele tempo na França para a taxação de impostos (em que, essencialmente, a Coroa concessionava essa tarefa a privados). A Ferme Général era um sistema muito impopular na época, principalmente entre os que pagavam impostos. Embora Lavoisier tivesse se retirado deste sistema, a sua ligação a ele foi causa da sua condenação à morte.
Em 17 de Setembro de 1793 foi instituída a "Lei dos Suspeitos", que permitiu a criação de tribunais revolucionários para julgar possíveis traidores e punir os culpados com a pena de morte. Três dias depois, Lavoisier recebeu um mandado que permitiu o confisco e a selagem dos seus documentos. Mais tarde, os documentos foram devolvidos a Lavoisier, dando-lhe um falso sentimento de segurança.
O pai da química moderna foi guilhotinado em 8 de maio de 1794, após um julgamento sumário no dia anterior. Juntamente com vinte e sete outros membros da Ferme Générale, inclusive seu sogro.


Joseph-Louis de Lagrange, um importante matemático, contemporâneo de Lavoisier disse:
"Um século não bastará para produzir uma cabeça igual à que se fez cair em um segundo."

Nenhum comentário: