09 maio, 2018

A história do infame trollface

Você conhece bem esta imagem, não? Trata-se do infame trollface, [1] [2] um meme que há anos circula pela Internet. Desenhou-a um jovem artista de Oakland - CA, que hoje tem 26 anos. Chama-se Carlos Ramírez e este meme fez com que ele ficasse rico.
Retornemos a 2008. Quando Ramírez na maior parte das noites navegava no 4Chan, um popular fórum anônimo. Uma noite, ele decidiu postar uma figura desenhada com o MS Paint, como já tinha feito em ocasiões anteriores com outras figuras.
"Não tinha a intenção de compartilhá-la. Simplesmente a publiquei num subfórum de videojogos e fui deitar-me. Na manhã seguinte, me levantei e vi que muitos usuários o haviam publicado", explicou Ramírez.
O que ele desenhara estava a caminho de fazer história na Internet.
Ele estava contente em ver como os outros compartilhavam seu desenho. No mundo anônimo do 4Chan, conseguir que outros reconheçam uma contribuição já era uma recompensa suficiente. E fez uma viagem demorada durante a qual não acessou a Internet. Quando voltou, ele descobriu que sua criação estava por toda parte.
Ramírez chegou a pensar que o trollface nunca sairia do 4Chan e que ali eram seus 15 minutos de fama. Mas estava equivocado. Sua criação viralizou na Internet, desde então. É um chiste que transcendeu a origem e passou a fazer parte do imaginário coletivo.
Em 2010, ele registrou sua criação no Escritório de Patentes dos Estados Unidos.
Registrar o meme resultou também num grande negócio para Ramírez. O criador do trollface já ganhou mais de 100.000 dólares em licenças e acordos associados ao desenho. E, quando o meme começou a ser imortalizado em camisas, entre 10 e 15 mil dólares passaram a ingressar mensalmente em sua conta bancária.


Extraído de: Como o criador do trollface fez uma fortuna com seu meme, por Patrick Keplek, GIZMODO

Nenhum comentário: