08 maio, 2018

O planetário Eise Eisinga

Eise Jeltes Eisinga (1744 - 1828) foi um astrônomo amador frísio que construiu o planetário Eise Eisinga em sua casa em Franeker, na Frisia, Holanda. É o mais antigo planetário em funcionamento contínuo no mundo.
Em 8 de maio de 1774, uma conjunção da Lua com os planetas Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter era previsto que aconteceria. O reverendo Eelco Alta, de Boazum , Holanda, publicou um tratado no qual interpretou isso como um retorno ao estado dos planetas no dia da criação e uma provável ocasião para o fim do mundo . Alta previu que os planetas e a Lua iriam colidir, com o resultado de que a Terra seria deslocada para fora de sua órbita e queimada pelo Sol. Devido a esta previsão houve muito pânico na Frísia.
No entanto, o apocalipse não ocorreu, talvez porque a conjunção projetada dos corpos celestes nunca ocorreu. Um bom resultado atribuído ao tratado foi a criação do planetário Eise Eisinga, no teto de sua antiga casa nos Países Baixos. Ele é movido por um relógio de pêndulo que tem 9 pesos, e os planetas nele representados se movem em tempo real, automaticamente. (Um pequeno reajuste deve ser feito manualmente, a cada quatro anos, para compensar o 29 de fevereiro nos anos bissextos.)
A visão canônica sustenta que Eisinga decidiu construir o planetário para provar que não havia razão para pânico. Ele esperava terminar dentro de seis meses e acabou terminando em 1781, sete anos depois que ele começou. No ano de 1781, descobriu-se Urano, mas não havia espaço para este planeta no teto de sua sala de estar.
(http://pballew.blogspot.com.br/2017/05/on-this-day-in-math-may-8.html#links)

Nenhum comentário: