04 outubro, 2013

O gelo milenar

Pode até parecer estranho, mas gelo é uma das coisas mais procuradas e apreciadas por militares, cientistas e até mesmo turistas que visitam a Antártica.
Mas não é qualquer gelo. O que todos procuram é o gelo formado há milhares de anos e que, de acordo com seus apreciadores, é um complemento ideal para um bom uísque "on the rocks".
É o gelo milenar formado por sucessivas camadas de neve que foram se compactando por milhares de anos em extensas geleiras. Na Antártica, os militares "pescam" os blocos de gelo com grandes gruas (guindastes) que estão acopladas aos navios da Marinha.
No Chile, alguns bares chegam a cobrar o dobro por um drinque com o gelo milenar.
É mais transparente que o normal, porque não possui muitas bolhas de ar em seu interior, o que lhe garante uma textura mais lisa.
Apesar da fascinação com o gelo milenar, as palavras do glaciólogo croata-chileno Cedomir Marangonic desmontam parte do mito em torno do assunto:
"Poderíamos dizer que se derrete um pouco mais devagar, mas, ainda assim, não é muito diferente de um gelo de 20 anos de idade", explica. "Na realidade, não existem diferenças, exceto na densidade e com relação a impurezas."
De qualquer forma, Marangonic afirma que consumo do gelo milenar é seguro e não é capaz de causar nenhum dano à saúde de quem o consome. Acima de tudo, destaca o glaciólogo, o gelo milenar não é muito diferente do gelo normal, exceto pelo romantismo de sua história.

Extraído de Gelo 'que banhou dinossauros' é iguaria servida com uísque no Chile, por Anahi Aradas - BBC

Nenhum comentário: