28 outubro, 2013

Calça baixa x Calça alta

A moda da calça baixa
A calça baixa é uma moda predominantemente masculina, surgida nos Estados Unidos durante a década de 1990, que consiste em usar a calça em posição mais baixa, deixando à mostra uma parte da cueca. A cueca, em geral no estilo samba-canção, é o que impede que o "cofrinho" fique à mostra. Quanto ao cinto, é deixado propositalmente frouxo ou, na maioria das vezes, não é usado.
A origem mais provável desta moda se deu nas penitenciárias norte-americanas em que os presidiários têm tamanho único de roupas e não podem usar cintos devido ao perigo de enforcamentos. Após cumprirem suas penas, eles continuavam a usar a calça baixa fora dos presídios.
O uso de calças cada vez mais largas e folgadas, acumuladas sobre os pés e com os fundos à altura dos joelhos, ou logo abaixo deles, foi com o tempo abrindo espaço na moda das ruas. Por meio da cultura rapper e do hip-hop (que incluiu os shorts de basquete largos e folgados na moda), o estilo espalhou-se entre os jovens, no início dos anos 2000. E passou também a ser muito popular entre os skatistas. Estes alegam usá-la porque são mais práticas para o esporte, permitindo uma maior abertura das pernas e porque o suor (que escorre do torso e fica retido na barra da cueca) não molha a calça ou a bermuda.
Leis norte-americanas têm tentado tornar ilegal este tipo de moda por considerá-la indecente.
Fonte: Wikipédia

A moda da calça alta
Esta seção sobre vestuário ou moda não existe na fonte acima consultada.
Você pode ajudar a Wikipédia:
1) criando o esboço da seção;
2) expandindo-a para artigo;
3) ilustrando-o; ►
4) referenciando o blog EntreMentes que foi o primeiro a chamar a atenção para o assunto.
Importante
Na hora de ilustrar o artigo pode dispor da fotografia ao lado.
Acho que não vai encontrar nada melhor.
Note que o paradigma da gravata com relação ao cinto foi aqui quebrado.
Quanto ao modelo fotografado, nunca o vi mais magro. Apenas sei que ele gosta de infusão (chá, café etc.) e que pertence a uma cultura de rua que eu não consigo identificar. Nem a cultura nem a rua, meu rei.

Nenhum comentário: