13 outubro, 2013

Até a última gota

Quando se trata de fazer sair o resto de um ketchup preso na garrafa, a maioria das pessoas agita com força o recipiente na esperança de que venham de lá as últimas gotas. Em vão, quase sempre. Foi por causa dessa dificuldade que Dave Smith e uma equipe de nanotecnólogos passaram a realizar determinadas pesquisas no Massachusetts Institute of Technology (MIT).
O resultado?
LiquiGlide, um revestimento "super-escorregadio" feito de materiais não-tóxicos que podem ser aplicados a todos os tipos de embalagens de alimentos - embora os frascos de ketchup e de maionese possam ser os primeiros alvos da substância. A área de condimentos pode parecer um foco estreito para um grupo de pesquisadores do MIT, mas não quando você passa a considerar o impacto dessa descoberta sobre o desperdício de alimentos e de embalagens.
É engraçado.Todo mundo pergunta: "Por que garrafas? Qual é o grande negócio?".
É o próprio Smith que responde: "Estamos lidando com o grande mercado das garrafas - apenas os molhos representam um mercado de 17 bilhões de dólares - e se todas as garrafas adotarem o revestimento, estimamos que haveria uma economia de cerca de um milhão de toneladas de alimentos que são jogados fora a cada ano."
Confira nos vídeos deste site o que acontece quando você derrama o ketchup ou a maionese de garrafas revestidas (e não revestidas) pelo LiquiGlide.

Nenhum comentário: