20 agosto, 2012

Sobre o tema educação

Nelson Cunha, de João Monlevade - MG
1) O recente estudo oficial que compara o rendimento escolar entre os Estados da federação colocou Minas em primeiro lugar.
2) Outro estudo recém-divulgado pelo Jornal Nacional afirma que 48% dos formados em curso superior não estão ainda completamente alfabetizados e 68% dos que concluem o colegial também não.
Sobre o tema tenho alguma experiência porque atendo crianças e universitários num programa de saúde escolar patrocinado pelo governo do Estado de Minas Gerais. Aproveito as consultas e converso com os alunos. O grau de idiotice e alienação deles é de fazer chorar.
Cabem perguntas e afirmações:
Será que fomos tão estúpidos assim quando tínhamos a idade deles?
Minas está em primeiro lugar, imagine o resto.
A Nação vai responsabilizar criminalmente as escolas brasileiras e seus professores?
Os pais podem cobrar indenização por bestificarem seus filhos?
Os programas de TV mais vistos são exatamente os piores.
A música mais tocada é geralmente a mais primitiva.
A internet está sendo usada majoritariamente só para bater papo e pornografia.
Os políticos eleitos são os mais cínicos.
O Brasil está ficando rico e burro?

Veja quais são as melhores escolas públicas do Estado do Ceará segundo o Ideb 2011 - Notícias - UOL Educação

Um comentário:

Nelson Cunha disse...

Eu sei porque. Eles não pertencem a esse mundo. Alçaram vôo nas asas da vaidade e acham indigno expressarem-se na língua geral. Veja que para se sentarem necessitam de um mordomo para empurrar-lhes a cadeira. Aí vem a toga, a capa preta carregada do simbolismo: somos superiores! Tratam-se por Vossa Excelência até quando ofendem-se. Um deles, o mais jovem, fora dali comporta-se como um torcedor descamisado, bêbado e bem versado nas mais chulas palavrotas.
Uma palavra define a cena: Ridículos!


Paulo,
Mandei este email para você ainda tomado por indignação ao ver a fortuna que este país investe em educação e esportes para ter resultados tão pífios. Daí os termos tão duros do meu desabafo. Desculpe-me.
Trabalho numa cidade industrial onde está instalada uma siderúrgica especializada em fios de aço. O aço que sai daqui é um primor em qualidade. É exportado para as maiores empresas do mundo tal o seu conteúdo tecnológico. Os engenheiros da empresa são meus amigos e me confidenciam que se uma bobina de aço não é aprovada pelo controle de qualidade, é instaurado um inquérito e apurada a responsabilidade pela falha. A punição é certa.
O Brasil, portanto, sabe fazer e exportar arame, frango, suco, presunto e não consegue educar sua população. Essa é a tragédia brasileira.