Heliografia
Joseph Niépce, o pai da fotografia, obteve as primeiras fotos expondo placas metálicas à luz do sol. A essa técnica ele chamou heliografía, de helios (“sol”) e de grafía (“escrita” ou “desenho”). O nome definitivo -fotografia - deve-se a Sir John F.W. Herschel, que cunhou o termo em 1839.
"O Lápis da Natureza"
O primeiro livro ilustrado com fotografias intitulou-se "Pencil of Nature" (“O Lápis da Natureza”). Foi publicado em Londres, entre 1844 e 1846, em seis tiragens. Em suas páginas, o autor Henry Fox Talbot anunciava “o inicio de uma nova arte” e mostrava suas potenciais aplicações em ciência e tecnologia.
A fotografía forense
Surgiu em 1866, fundada pelo escocês Allan Pinkerton. Após se mudar para os Estados Unidos, onde se converteu no primeiro detetive de Chicago, Pinkerton pôs em prática a ideia de usar a fotografia para reconhecer delinquentes.
O betume da Judeia
Este alcatrão natural, conhecido desde a Antiguidade, era obtido originalmente da superficie do Mar Morto, de onde emerge continuamente do leito. No século XIX, começou a ser extraído também das rochas betuminosas. Tradicionalmente, se utilizava para embalsamar as múmias egípcias, para calafetar os barcos e para nivelar construções na Babilônia. Niépce comprovou que, entre suas múltiplas propriedades, também estava a sensibilidade à luz. Com efeito, o betume endurece e embranquece ao receber a luz, ainda que necessite de muitas horas de exposição. Por isso, a primera fotografia da história (abaixo) teve que permanecer exposta ao sol durante 8 horas.
¿Por qué tomamos fotografías?
Para ayudar a la memoria y romper el tiempo. Para contar historias, nuestras historias. Para detener los segundos y nunca estar viejos. Para que nos recuerden cuando no estemos, o no seamos los mismos. Tomamos fotografías porque queremos trascender y vivir los mejores momentos por siempre. Queremos romper las leyes de la física, queremos aumentar el color, queremos ampliar el blanco y el negro, queremos desenfocarnos para enfocarnos. Queremos usar filtros que deterioran la imagen, queremos que lo nuevo se vea viejo y lo viejo se vea nuevo. Queremos compartir con nuestra familia y amigos aquellos viajes a los que no fueron invitados, o las fotos de la fiesta a la que si fueron invitados. Queremos subir fotos en Twitter, en Facebook, en Instagram, en Flickr y en cuanta cosa inventen. Para ser las estrellas de rock en nuestras 15 fotografías de fama. Queremos compartir con el mundo lo que nuestros ojos ven.
19 de agosto: Dia Mundial da Fotografia
Nenhum comentário:
Postar um comentário