Quando os primeiros Jogos Olímpicos organizados pelo Comitê Olímpico Internacional foram realizados em 1896, em Atenas, os campeões passaram a receber uma medalha de prata e um ramo de oliveira e os vice-campeões, uma medalha de bronze e um ramo de louro.
Medalhas de ouro feitas de ouro maciço foram introduzidos em St. Louis, EUA, nos Jogos de 1904, e, quatro anos depois, em Londres, GB, as medalhas começaram a ser concedidas aos três melhores atletas de cada competição, na ordem ouro-prata-bronze, como estamos familiarizados até hoje.
Os Jogos de 1912, em Estocolmo, Suécia, foram a última vez que medalhas de ouro maciço foram distribuídas. Atualmente, as normas do COI exigem que as medalhas do primeiro lugar sejam de prata dourada, "com pelo menos 925-1000 graus de prata e 6g de ouro puro". Já as medalhas de prata, do segundo lugar, "devem conter prata em grau similar às de ouro".
How Much Gold is in a Gold Medal? - Mental Floss
Assim, as medalhas de ouro que são distribuídas com os vencedores das diversas provas dos Jogos Olímpicos, não têm de fato muito ouro: estão compostas de 93 por cento de prata, 6 por cento de cobre e apenas 1 por cento de ouro, nada mais. Irônicamente, essas medalhas de "ouro" apresentam proporcionalmente mais prata do que as ditas de "prata", que estão compostas de 92 por cento de prata e 8 por cento de cobre.
Medallas de… ¿oro? - Microsiervos
Nenhum comentário:
Postar um comentário