23 junho, 2024

Quem disse que Erasmo não fazia samba?

Lançado em 20 de dezembro de 2019, "Quem foi que disse que eu não faço samba..." é um EP1 de Erasmo Carlos dedicado ao samba, ao sambalanço e ao samba-rock2. O álbum contém canções compostas por Erasmo, algumas até então não gravadas por ele:
A história da morena nua que abalou as estruturas do esplendor do carnaval, Maria e o samba, Sem anjo na multidão, Moço, Mané João, Samba rock, Pot-pourri (O menino e a rosa, Toque balanço, moço! e Samba na palma da mão) e Samba da preguiça.
Notas
1Sigla de "Extended Play", um EP caracteriza uma gravação musical em suporte físico (vinil, CD etc.) ou digital contendo 4-6 músicas e com um tempo total de execução de 30 minutos ou menos.
2Outros sucessos autorais do "Tremendão" nos referidos gêneros: Coqueiro verde, Pega na mentira, Minha âncora, Não existe saudade no cosmos e Meu ego (c/ Nara Leão)
(https://music.youtube.com/watch?v=cDTONv3HUhg&list=OLAK5uy_lghBRCeDUhWKxgggkki4gs5hBqC9qmR38)

22 junho, 2024

Kim e Putler

Na Coreia do Norte, Rei Kim presenteou Putler com um retrato em que o ditador russo parece com o personagem do espelho que o malvado Farquaad, de 'Shrek 1', consulta constantemente.
No caso de Putler, isto não está longe de ser verdade – ele apenas segue seu próprio conselho.

Handitaur

Da série "Brinquedos Esquisitos".
Quatro peças são cascos para os dedos da mão (exceto o médio). A quinta peça, que representa a parte superior do corpo de um homem, é para o dedo médio.

(post não patrocinado)

21 junho, 2024

A Guerra do Futebol

Foi um conflito armado entre El Salvador e Honduras que durou quatro dias (de 14 a 18 de julho de 1969).
Os dois países, que na época já demonstravam uma relação política instável, tiveram seus níveis de hostilidade aumentados drasticamente em junho de 1969, após uma série de três partidas de futebol entre as seleções das duas nações, que disputavam uma vaga para a Copa do Mundo FIFA de 1970. Durante as partidas (em especial a segunda, realizada em San Salvador), jogadores, torcedores e imigrantes nos dois países foram expulsos, perseguidos e assassinados, levando os dois países a romperem relações diplomáticas no fim do mesmo mês.
As partidas foram:
PlacarDataLocal da partida
Honduras Honduras 1–0 El Salvador El Salvador8 de junho de 1969Tegucigalpa
El Salvador El Salvador 3–0 Honduras Honduras15 de junho de 1969San Salvador
El Salvador El Salvador 3–2 Honduras Honduras27 de junho de 1969Cidade do México

Foram 2 100 as baixas dessa guerra, na maioria civis.As forças armadas envolvidas na guerra foram: por El Salvador 20 000 homens do exército e 1 000 da força aérea, enquanto pelo lado hondurenho havia 12 000 homens do exército e 1 200 da força aérea.
A guerra, que terminou sem vencedores, foi solucionada após a intervenção da Organização dos Estados Americanos (OEA), que negociou o cessar-fogo. Apesar disso, mais de uma década se passou até que um tratado de paz definitivo fosse assinado.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_do_Futebol
https://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=17501

20 junho, 2024

Fêmur quebrado e curado

“Uma estudante perguntou à antropóloga Margaret Mead qual considerava o primeiro sinal de civilização em uma cultura. A estudante esperava que a antropóloga falasse de anzóis, bacias de barro ou pedras para amolar, mas não. Mead disse que o primeiro sinal de civilização numa cultura antiga é a prova de uma pessoa com um fêmur quebrado e curado.

Foto de um fêmur humano quebrado e curado, encontrado num sítio arqueológico de 15 mil anos.

Mead explicou que no resto do reino animal, se você quebrar a perna, você morre. Você não pode fugir do perigo, ir para o rio beber água ou caçar para se alimentar. Você se torna carne fresca para predadores.
Nenhum animal sobrevive a uma perna quebrada o tempo suficiente para que o osso cure. Um fêmur quebrado que se curou é a prova de que alguém tirou o tempo para ficar com o que caiu, curou a lesão, colocou a pessoa em segurança e cuidou dele até que ele se recuperasse.
Ajudar alguém a passar pela dificuldade é o ponto de partida da civilização, explicou Mead. A civilização é uma ajuda comunitária."

19 junho, 2024

Chico, que completa 80 anos, e o Cinema Brasileiro

Em 1966, Chico Buarque fez seu primeiro trabalho para cinema compondo as canções para o filme "Anjo assassino", de Dionisio Azevedo.
Em 1980, chegou às telas o documentário "Certas palavras", de Mauricio Beiru, sobre sua vida.
Escreveu os roteiros de "Os saltimbancos trapalhões", de J. B. Tanko (1981), "Para viver um grande amor" (1983) e Ópera do malandro", de Ruy Guerra (1986), e Budapeste (2009).
Como ator, participou de "Garota de Ipanema", de Leon Hirzman (1967); "Quando o carnaval chegar", de Cacá Diegues (1972) - para o qual compôs diversas canções além de organizar as peladas nos intervalos da filmagem; "Vai trabalhar vagabundo II – A volta", de Hugo Carvana (1991); "Ed Mort", de Alain Fresnot (1996); "O mandarim", de Júlio Bressane (1995); "Água e sal", de Teresa Villaverde (2001).
Compôs dezenas de canções para filmes ("Bye bye, Brasil", "A noiva da cidade", "República dos assassinos", "Perdoa-me por me traíres", "Dona Flor e seus dois maridos", "O Grande Circo Místico", "A ostra e o vento", "Joana Francesa", "Eles não usam black-tie" e muitos outros). 
E participou de diversos documentários:
"O povo brasileiro", de Isa Grinspum Ferraz (2000); "Raízes do Brasil", uma cinebiografia de Sérgio Buarque de Holanda, de Nelson Pereira dos Santos (2003); "Vinicius de Moraes", de Miguel Faria Jr. (2005); "Fados", de Carlos Saura (2005); "Maria Bethânia: Música é perfume", de Georges Gachot (2005); "O Sol - Caminhando contra o vento", de Tetê Moraes e Martha Alencar (2006); "Oscar Niemeyer - A vida é um Sopro", de Fabiano Maciel (2007); "Palavra encantada", de Helena Solberg (2009); e "Chico - Artista Brasileiro", de Miguel Faria Jr. (2015).
[lista em elaboração até 19/06/2024]

18 junho, 2024

E Deus criou o Gato

No primeiro dia da Criação, Deus criou o Gato.

No segundo dia, Deus criou o Homem para servir ao Gato.

No terceiro dia, Deus criou o Atum, o Rato e todos os animais que apetecessem ao Gato.

No quarto dia, Deus criou o trabalho a fim de que o Homem trabalhasse para o conforto do Gato.

No quinto dia, Deus criou o novelo de lã para que o Gato brincasse com ele.

No sexto dia, Deus criou a ciência veterinária para manter o Gato saudável e o Homem falido.

No sétimo dia, Deus tentou descansar, mas foi acordado pelo Gato às 5:00 AM.

Quase provérbio. "Quando o universo te dá um gato, tu ficas com o gato."

17 junho, 2024

A expansão cósmica

O primeiro uso em inglês da palavra space (espaço) para conotar a expansão cósmica aparece na linha 650 do Livro I do poema épico de John Milton "Lost Paradise" (Paraíso Perdido): "Space may produce new Worlds".
O espaço pode produzir novos mundos, escreveu ele. E crescer repleto deles.
Nos séculos desde Milton, que viveu a aurora dourada da astronomia telescópica e viajou à Itália para observar através do telescópio de Galileu, a nossa compreensão do espaço mudou profundamente - já não é o vazio etéreo das cosmogonias religiosas, mas sim um tecido de energia e matéria. atado de forças, um tecido cujo fio da urdidura é o tempo. Esta rede de espaço-tempo diz à matéria como se mover, e a matéria puxada pela gravidade diz ao espaço-tempo como se curvar - tal é o resumo mais simples da revolucionária teoria da relatividade geral de Einstein, da qual surgiu a matemática das criações mais estranhas e encantadoras da natureza: os buracos negros, as ondas gravitacionais, os buracos de minhoca e as singularidades.

Arte de Lia Halloran em "The Warped Side of Our Universe" (O Lado Distorcido de Nosso Universo)
(http://www.themarginalian.org/2023/10/31/the-warped-side-of-our-universe-lia-halloran-kip-thorne/)

16 junho, 2024

15 junho, 2024

Diagrama

Surpreendentemente, este diagrama apresenta 4 representações distintas que transmitem o mesmo valor.
Isso inclui uma porcentagem (75%), uma expressão fracionária (3/4), uma notação decimal (0,75) e uma representação visual (3 de 4 caixas azuis preenchidas).

https://archimedes-lab.org/2023/09/21/math-humor-with-diagrams/

14 junho, 2024

Neca de pitibiriba

Muitas pessoas já devem ter ouvido essa expressão. Mas o que é neca de pitibiriba (ou necas de pitibiribas)? Quando pesquisamos em algum dicionário online ou em qualquer outra fonte de origem duvidosa vemos que (neca + de + pitibiriba) simplesmente significa nada, nadica de nada. Neca de pitibiriba é uma maneira carinhosa popular latino-brasileira de apelidar o nada. A palavra neca vem do latim "nec", que quer dizer (adivinha?) nada. 
É um termo brasileiro inventado por não se sabe quem e nem onde também e que tem o significado de nada. 
Há relatos de que tenha sido usado por Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, ao se referir a um amigo chamado Neca, morador da cidade de Pitibiriba. Após a morte de Tiradentes, passaram a procurar exaustivamente o tal Neca e a tal Pitibiriba. E chegaram à conclusão de que nunca existiram.
Outra possibilidade é que tenha origem em Pirituba (SP), onde vivia um sujeito de apelido Neca que trabalhava num cartório. Dizia sempre não, a quem ia ao cartório atrás de documentos (sem ao menos procurá-los). E todos se referiam a ele como o "Neca de Pirituba", que virou de Pitibiriba, como variante, para designar o nada absoluto, mesclando o falso topônimo com o "neca", do latim "nec", que já é uma negativa.
Quando consignam esses termos populares os dicionários brasileiros costumam recorrer ao jeitinho da "formação expressiva", um modo elegante de reconhecer que, sobre eles, não sabem… necas de pitibiribas. A formação expressiva, quase sempre puxada para o cômico, é aquela em que o som pula na frente do sentido e o leva de arrasto. Uma palavra assim formada não tem, portanto, raízes etimológicas que possam ser pesquisadas.
Neca Setúbal
Neca, de Maria Alice Setúbal, vem do apelido "Boneca", a única menina entre sete herdeiros do Itaú. Sendo filha do prefeito de SP Olavo Setúbal, neta do deputado e acadêmico da ABL Paulo Setúbal, tetraneta da viscondessa de Campinas, do visconde de Indaiatuba e do barão de Sousa Queirós, sobrinha-trineta do marquês de Três Rios, da baronesa de Itapura e da baronesa de Anhumas, sobrinha-tetraneta do visconde de Vergueiro, do barão de Limeira e da marquesa de Valença, e pentaneta do senador Vergueiro, um dos mais influentes políticos do Império do Brasil, a Neca não se aplica o neca de pitibiriba.

Bom para o DBF, o Dicionário Brasileiro de Frases.

13 junho, 2024

O rio que deságua em dois oceanos

Parece exótico, especialmente tendo a conta a distância entre os dois oceanos. Mas é o que acontece com o rio Delkiu, na Rússia. 
O mapa abaixo mostra o rio Delkiu, que começa a sua viagem na região de Khabarovsk, no sopé do monte Berill, e depois se reparte: uma parte que deságua no Oceano Pacífico; a outra, no Oceano Ártico.

(https://es.rbth.com/viajes/92352-rio-rusia-desemboca-dos-oceanos)

Este fenômeno raro é conhecido como bifurcação fluvial e só foi testemunhado em alguns casos no mundo, entre eles com o rio Orinoco, na Venezuela, e com o rio Pará, no norte do Brasil.

12 junho, 2024

Doce Mistério de Belchior

"E foi já durante o autoexílio uma das últimas aparições nos palcos, em 2009, durante um show de Tom Zé onde estava como expectador. O cantor Belchior é chamado ao palco e com a plateia em êxtase canta a música 'Doce Mistério da Vida', originalmente gravada por Victor Herbert e composição de Rida Johnson Young, de 1910 (Ah! Sweet Mystery of Life). A versão nacional da música foi gravada inicialmente por Alberto Ribeiro, médico e compositor carioca, autor de várias marchinhas de carnaval. Posteriormente, essa música foi regravada por Maria Bethânia e Caetano Veloso, Núbia Lafayette (com letra diferente), Moacyr Franco, Agnaldo Timóteo e também por Belchior, no álbum 'Vício Elegante', lançado em 1996 e dedicado às releituras e interpretações de canções de outros artistas."
~ Bira Pereira, Mais PB

11 junho, 2024

No ônibus

(frases mais ouvidas)
- É sempre apertado assim?
- Passa por baixo da roleta.
- Quando estiver pra chegar me avisa.
- Quer que eu segure?
- Vai descer, motorista.
- Não está levando porco, não.
- Eu podia estar roubando, eu podia estar matando...

10 junho, 2024

Guerra

Este desenho tem mais de 80 anos. E, ainda assim, você não precisa mudar nada do que vê nele. Cada detalhe é hoje tão relevante quanto era no dia em que foi desenhado.

09 junho, 2024

Samba de duas notas

Stephan Hitzelberg convida amigos para tocar o "Samba de duas notas", do violonista brasileiro Luiz Bonfá, canção que este gravou com Stan Getz em 1963.

Bons Fás
Seville: melodia e sample (Great Songs)
Quase apaixonado (Elvis Presley)
Manhã de Carnaval (Caetano Veloso e Luciano Pavarotti)
Um abraço no Bonfá (João Gilberto)

08 junho, 2024

Plástico ao mar (2)

Não vejo problemas em comercializar abacaxi em rodelas, cana em roletes, tangerina em gomos etc. Quanto a estas frutas curvas (foto), não parece ser uma boa idéia. Em todos os casos, substitua-se o isopor das bandejas por papelão.


8 de junho, Dia Mundial dos Oceanos

07 junho, 2024

A satírica Dorothy Parker

Dorothy Parker (nascida Rothschild) foi uma escritora e jornalista americana radicada em Nova Iorque.
Ela era conhecida por sua inteligência, piadas e olhar para as fraquezas urbanas do século XX.
A famosa e sagaz Dorothy Parker tinha dificuldades em controlar o uso do álcool. Segundo a lenda, ao ter sido questionada sobre suas experiências em uma festa, ela respondeu:
"Mais uma bebida e eu estaria sob o comando do anfitrião!"
Dorothy também foi creditada por estes versos mais elaborado sobre o assunto. Aqui estão:
"Não posso beber martinis
Só um ou dois, no máximo
Depois das três, estou debaixo da mesa
Depois das quatro, estou sob o comando do meu anfitrião!"
Num jantar da alta sociedade, ela entrou na sala de jantar ao lado de uma bela e maliciosa dramaturga. A dramaturgo deu um passo para o lado. "A idade antes da beleza", ela disse docemente. "Pérolas aos porcos", respondeu Dorothy Parker, com a mesma doçura, e navegou para o jantar mais farto de sua vida.
Após sua cremação, as cinzas de Dorothy não foram reclamadas por muitos anos. Até que a Associação Nacional para o Avanço das Pessoas de Cor reivindicou-as para o projeto de um jardim memorial.
A placa dizia:
"Aqui jazem as cinzas de Dorothy Parker (1893–1967), humorista, escritora e crítica. Defensor dos direitos humanos e civis. Como epitáfio, ela sugeriu: 'Desculpe minha poeira'. 28 de outubro de 1988."

06 junho, 2024

Putinhotep I

Como faraó moribundo e Deus vivo, Putinhotep I segue uma antiga tradição de "sacrifícios de retenção", isto é, sacrifícios humanos de pessoas destinadas a servi-lo na vida após a morte. (*)
Em cerimônias xamãs na Sibéria com o ex-amigo e chefe do Ministério da Defesa, Sergei Shoigu, este número de sacrifícios necessários foi estimado em um milhão, de preferência escravos do sexo masculino eslavos orientais (naturalmente, Osíris lhes fornecerá os serviços gratuitos de mulheres virgens).
Com a progressão da doença de Parkinson e do câncer, Putinhotep I calculou que, até o final deste ano, atingirá o tal milhão de jovens mortos, aptos a servi-lo fielmente no inferno.
Felizmente para Putinhotep I, Biden prometeu fornecer novas armas pesadas à Ucrânia, e tudo será como no Amazon Prime. Mais armas letais, mais escravos para o Faraó em sua vida após a morte.
Gostaria de deixar registrado que ninguém, absolutamente ninguém na Rússia, exceto Putinhotep I, beneficia-se ou lucra com essa "operação militar especial" na Ucrânia, mas a reverência coletiva e o temor projetado num Deus vivo não permitem que ele seja detido.
~ Misha Firer

(*) O sacrifício humano não era uma prática incomum no Egito, sendo que o chamado "sacrifício de retenção" era particularmente popular. E o que significa esse termo? Um sacrifício retentor é como um assassinato ritualizado, após a morte de um governante, de modo a facilitar o "caminho para a luz" para as outras pessoas que o acompanham. Os primeiros indícios desta prática no Egito remontam a 3,5 mil a.C.. A prática tinha seus altos e baixos, mas, durante a Primeira Dinastia, os sacrifícios humanos foram mais frequentes. O trauma externo não é evidente nos restos dos sacrificados, provavelmente para evitar a perda de sangue, e ainda não está claro se as vítimas foram coagidas ou voluntárias.

05 junho, 2024

A língua do pica-pau

A língua de um pica-pau é tão comprida que envolve o crânio para proteger o cérebro enquanto ele está a martelar uma árvore ou outras superfícies duras. Isto, combinado com outros fatores, tais como: músculos do pescoço super-fortes, placas de osso esponjoso no crânio que funcionam como um capacete de futebol e uma quantidade muito pequena de líquido cefalorraquidiano que envolve o cérebro, ajudam a impedir que um pica-pau danifique o próprio cérebro enquanto pica com uma força superior a 1.000g.
http://mastodon.social/@RustyBertrand
Relacionadas
O pica-pau não tem dor de cabeça, mas...
Um martelo de corpo inteiro

04 junho, 2024

Ó mar salgado!

Os oceanos cobrem aproximadamente 70% da superfície da Terra. Cerca de 97% de toda a água do planeta é salgada. Se todo esse sal pudesse ser extraído do oceano e distribuído uniformemente pela superfície terrestre, formaria uma camada com mais de 166 metros de altura, equivalente à altura de um prédio de 40 andares. Fonte: USGS

As intempéries carregam para dentro dos oceanos o material de que é feito os continentes e arrasta mais facilmente tudo o que é solúvel em água. E aqui entra o sal, ou cloreto de sódio.
E de onde vem a água para formar as intempéries, como chuva e neve?
Sim, evaporam dos oceanos, com a energia que estes recebem do Sol.
Ocorre que o sal praticamente não evapora nas condições de temperatura e pressão dos oceanos (evapora uma quantidade ínfima, que nem conta para nosso raciocínio). Por isso os oceanos vão ficando cada vez mais salgados.
Hoje os principais oceanos da Terra têm em torno de 37.000 ppm de sal, mas a solubilidade do cloreto de sódio na água, a 25 graus Celsius, é de 280.000 ppm. Então cabe ainda muito sal. Fonte: Quora

03 junho, 2024

DECLARAÇÃO EUROPEIA SOBRE O CICLISMO🚴

Hoje é o Dia Mundial da Bicicleta!

Estamos prontos para pedalar rumo a um futuro mais sustentável para a nossa União com a Declaração Europeia sobre o Ciclismo.

Reconhece a bicicleta como um modo de transporte sustentável e acessível e contém compromissos claros para impulsionar a utilização da bicicleta na União Europeia.

DECLARAÇÃO EUROPEIA SOBRE O VELOCIPEDISMO, uma política interinstitucional para o ciclismo a nível continental (versão pt).

A cerveja sem meias palavras

O conceito nasceu, de forma despretensiosa, numa roda de amigos. A ideia era encontrar um nome para uma cerveja artesanal de trigo que estava sendo preparada pelo grupo. O que ninguém esperava era a repercussão da iniciativa. Em pouco tempo, a cerveja Weiss Füder virou meme nas redes sociais, gerando piadas, brincadeiras e gozações.

Quanto ao nome, é uma expressão poderosa, sonora e, alguns diriam, até mesmo saborosa e encorpada. Para ser dita nos momentos certos. Weiss Füder, sem dúvida, encerra discussões Está na boca do povo, literalmente. Do campo de futebol à sala do presidente, aos gritos ou sussurros e até em pensamento.

(post não patrocinado)

02 junho, 2024

O estranho caso do Dr. Robert

Em suas visitas aos EUA, os Beatles ouviram falar de um médico chique de Nova Iorque que dava injeções misteriosas "de vitaminas". Paul conta: "Nós ouvíamos pessoas dizendo 'você pode conseguir qualquer coisa com ele, o remédio que quiser'. Era uma grande pilantragem. A música (vídeo "Dr. Robert") era uma brincadeira em torno desse sujeito que curava todo mundo com remédios e tranquilizantes. Ele simplesmente mantinha Nova Iorque chapada".


Well, well, well, you're feeling fine
Well, well, well, he'll make you
Doctor Robert.

O "Doctor Robert" era, possivelmente, o doutor Robert Freymann, um médico de 60 anos nascido na Alemanha com um consultório na Esat 78th Street. (O doutor Charles Roberts citado em alguns livros sobre os Beatles não existia. Era um pseudônimo usado pelo biógrafo Jean Stein para ocultar a identidade de outro "médico de anfetamina"). Conhecido como doutor Robert ou o "Great White Father" (tinha uma mecha de cabelo branco), Freymann era bem relacionado com a vibrante cena de arte da cidade. Ele tinha ajudado, entre outros, Thelhonius Monk e Charlie Parker (cuja certidão de óbito fora assinada por ele em 1955) e tinha a reputação de ser generoso com anfetaminas. "Tenho uma clientela impressionante, de todas as esferas", ele se gabava. "Provavelmente posso dar a você em dez minutos cem nomes de clientes famosos". John, que escreveu "Dr. Robert", estava entre esses nomes famosos, de acordo com a filha de Freymann.
Inicialmente prescritas como antidepressivos, as anfetaminas logo se tornaram uma droga recreativa para os nova-iorquinos modernos. Um antigo paciente do Dr. Freymann, citado no New York Times em 1973, declarou: "Se você quiser ter uma noitada, é só passar no Max (Dr. Max Jacobson), depois no Freymann e depois no Bishop (Dr. John Bishop). Era como ir de bar em bar". O diretor de cinema Joe Shumacher, que fazia uso de anfetaminas nos anos 60, concorda: "E nós achávamos que eram "injeções de vitamina".
Ministrar anfetaminas não era ilegal na época, mas havia normas oficiais contra a prescrição de "quantidades excessivas". O Dr. Robert perdeu sua licença por seis meses em 1968 e, em 1975, foi expulso da Medical Society do Estado de Nova Iorque por imperícia. Quando New York Times pediu em março de 1973, que ele defendesse seus atos, a resposta foi: "Os viciados mataram uma droga boa". Ele morreu em 1987.

Fonte: O estranho caso do Dr. Robert, Blog "O Baú do Edu"

O andar de cima

Fernando Gurgel Filho
O marido de Dona Antônia, o seu Antônio, foi internado com Covid. Teve que ficar na UTI, entubado e isolado, mas todos os dias, Dona Antônia e a filha iam ao hospital saber notícias do ente querido.
No terceiro ou quarto dia, ao chegarem ao hospital, se encontraram com o médico responsável pela UTI e logo quiseram saber notícias de Seu Antônio. O médico prontamente respondeu, ainda meio cansado pelo plantão da noite anterior:
- Ah, minhas filhas, felizmente ele já está no andar de cima!*
- Andar de cima, papai morreu?, balbuciou a filha quase chorando.
- Meu Antônio se foi?, gritou a idosa a cambalear.
- Não, não... Se acalmem. Desculpem assustá-las, ele foi liberado e já está no apartamento, no 3º andar. Perguntem ali para a enfermeira que ela encaminha as senhoras para lá.
E foram, ainda meio baqueadas pelas duas informações contraditórias que quase provocaram uma tragédia familiar.

*Ir pro andar de cima = morrer, ir para o céu.

01 junho, 2024

O golfinho trompetista

1 - pela embocadura

2 - para a limpeza do instrumento

Bom sopro:

"O primeiro musicista de jazz foi um trompetista, Buddy Bolden; o último será um trompetista, o arcanjo Gabriel."