01 fevereiro, 2023

Tocando o intangível

Então hoje eu quero falar sobre o passado, sobre o homem que projetou aquele aparelho de escuta inteligente, Lev Sergeyevich Termen.
Termen foi um visionário cujas invenções estavam décadas à frente de seu tempo, mas em sua vida pessoal lutou contra o inesperado. O pobre rapaz sempre parecia estar pisando no ancinho do Destino.
Termen nasceu em Petersburgo em 1896, em uma família aristocrática. Ele era uma criança musical e se tornou um violoncelista talentoso, mas seu maior amor sempre foi a física e a engenharia.
Em 1917, Termen participou da revolução bolchevique e foi designado para trabalhar em um novo laboratório de pesquisa soviético.
Uma de suas primeiras tarefas foi construir um sensor capacitivo para medir as propriedades elétricas dos gases. Consistia em duas placas de metal; introduzindo uma amostra de gás entre as placas, você pode fazer uma leitura.
Em vez de dar a este instrumento um mostrador regular para fazer leituras, Termen teve a ideia inspirada de conectar seus fones de ouvido.
O tom do sinal nos fones de ouvido correspondia ao valor da leitura. Termen notou que quando ele movia as mãos perto das placas de metal, isso afetava o tom.
Ele aprendeu sozinho a tocar algumas melodias, e seus colegas ficaram empolgados. "Termen está tocando o voltímetro!"
E essa foi a última vez que o mundo ouviu falar do analisador de gás. Termen começou a trabalhar e logo construiu o primeiro instrumento musical eletrônico do mundo. Seus colegas o chamavam de 'Termenvox', em sua homenagem. Nós, é claro, o chamamos de theremin (O teremim).
Aqui está um vídeo de um gato tocando o theremin.
Você vê que o instrumento tem uma antena vertical que controla o tom. À medida que o gato aproxima as patas da antena, ou a morde, o som fica mais alto.
Há também uma bobina horizontal, que o gato optou por não usar, que controla o volume.
Você não toca o theremin ao tocá-lo – basta apenas mover suas mãos (ou patas) para perto.
Aqui está um ser humano tocando o theremin, com um pouco mais de habilidade.



Por favor, perdoem a qualidade do vídeo, mas este é o próprio Termen, demonstrando sua invenção.
Você notará como o theremin é sensível a pequenas mudanças na posição da mão.
Bem, isto foi um grande sucesso com os rapazes do laboratório. E logo Termen foi convidado ao Kremlin para dar uma demonstração a Lenin, um grande nerd da tecnologia. Ele atingiu o grande momento!
Há dois temas recorrentes na obra de Termen. A primeira é essa ideia de tocar o intangível, palpar o impalpável, efetuar o inefável. Termen adorava conectar o mundo invisível do elétron aos nossos sentidos físicos, de maneiras surpreendentes. Você vê isso no theremin e também em The Thing ("A Coisa"); ambos os dispositivos acoplam o som a um campo eletromagnético de alta frequência.
E esse é o outro tema, que tudo em que Termen trabalhou parecia ter um lado sombrio.
Parte disso não era culpa dele, apenas devido à natureza amoral da física. Você não pode ter um mundo com um theremin sem também poder construir "A Coisa". Os elétrons não se importam.

OUR COMRADE THE ELECTRON (NOSSO CAMARADA, O ELÉTRON) - 2.ª parte desta palestra, que Maciej Ceglowski proferiu em 14/02/2014, na Webstock, em Wellington, Nova Zelândia.
[http://idlewords.com/]

Nenhum comentário: