05 fevereiro, 2023

Emoriô

"Ê-Emoriô / Ê-Emoriô / Emoripaô / Emoriô deve ser / Uma palavra nagô / Uma palavra de amor / Um paladar / Emoriô deve ser / Alguma coisa de lá / O Sol, a Lua, o Céu / Para Oxalá." 
(João Donato - Gilberto Gil)

Mas afinal, o que é Emoriô? É interessante pensar que a letra de Emoriô, de certo modo, questiona o seu próprio significado: é uma palavra nagô? uma palavra de amor? um paladar?
Vídeo com Jorge Ben, Carol Rodgers, Gilberto Gil e Sérgio Mendes



Emoriô, na realidade, não seria nem mesmo uma palavra, mas uma frase em iorubá "E mo ri O", o que significa mesmo Eu Te Vejo, em referência a Oxalá, uma reverência a este Orixá que guarda plena relação com “o sol, a lua e o céu” e está associado à criação do mundo e da própria espécie humana. Na criatividade de Donato e Gil, Emoriô tornou-se então um Ijexá e fez um enorme sucesso na década de 70 como uma das músicas mais ouvidas na Europa com o estouro em 1975 a partir do compacto duplo de Fafá de Belém, lançado em Portugal, tendo em um dos lados "Emoriô" e do outro "Naturalmente" (também do álbum “Lugar Comum”) do próprio João Donato em parceria com Caetano Veloso. Desde então, Emoriô foi executada e gravada por dezenas de outros intérpretes e que são imprescindíveis de serem conferidos, tais como o próprio Gilberto Gil, Sandra de Sá, Sandra Portella, Duofel e Sérgio Mendes.

IMMuB - Instituto Memória Musical Brasileira

Nenhum comentário: