02 fevereiro, 2023

A Batalha de Stalingrado

Não faltaram horrores durante a Segunda Guerra Mundial. O evento que deu ao mundo campos de concentração também nos deu o Estupro de Nanquim, o Bombardeio de Dresden e a destruição de Hiroshima e Nagasaki. Esses cenários de pesadelo geralmente ocorriam quando um grupo tinha poder sobre outro e usava esse poder para matar indiscriminadamente.
No entanto, as linhas de frente em si não eram exatamente um piquenique. Como as fotos da guerra nos mostram, os soldados rasos de todos os lados enfrentaram condições que a maioria de nós nem consegue imaginar. As marchas forçadas eram comuns, e a vida na linha de frente era um pesadelo constante que deixava muitos homens alquebrados mais do que apenas no sentido físico. E então houve a luta.
As batalhas da Segunda Guerra Mundial foram apocalipticamente brutais, devido a avanços na artilharia, tanques e outras armas de guerra. Houve muitas escaramuças sangrentas durante o conflito, mas talvez nenhuma tão terrível quanto a Batalha de Stalingrado . Essa batalha infame poderia ser chamada mais precisamente de cerco. Ele teve lugar de 23 de agosto de 1942 a 2 de fevereiro de 1943 - um total de cinco meses, uma semana e três dias. Em termos de número de soldados envolvidos, foi o maior encontro isolado na Segunda Guerra Mundial e provou ser um ponto de viragem na Frente Oriental. Os militares alemães se superestimaram em uma tentativa infrutífera de capturar Stalingrado. Se tivesse dado certo, o mundo seria muito diferente hoje.
Os historiadores tentaram compreender a insanidade de Stalingrado por meio de fatos e números, mas talvez as únicas vozes que realmente podem captar a experiência sejam aquelas que a viveram.

Quinn Armstrong, Ranker

Nenhum comentário: