03 fevereiro, 2023

A Volta ao Mundo em Oitenta Dias

É um romance de aventuras do escritor francês Júlio Verne, publicado pela primeira vez em francês ("Le Tour du Monde en Quatre-Vingts Jours"), em 1872. Na história, Phileas Fogg de Londres e seu recém-empregado Passepartout tentam circunavegar o mundo em 80 dias com uma aposta de £ 20.000 feita por seus amigos do Reform Club. É uma das obras mais aclamadas de Verne.
Trama
Phileas Fogg é um rico cavalheiro inglês que vive uma vida solitária em Londres. Apesar de sua riqueza, Fogg vive modestamente e exerce seus hábitos com precisão matemática. Muito pouco pode ser dito sobre sua vida social além de que ele é membro do Reform Club, onde passa a maior parte de seus dias. Tendo dispensado seu valete por lhe trazer água de barbear a uma temperatura ligeiramente inferior à esperada, Fogg contrata o francês Jean Passepartout como substituto.
Na noite de 2 de outubro de 1872, Fogg se envolve em uma discussão no Reform Club sobre um artigo no The Daily Telegraph afirmando que, com a abertura de um novo trecho ferroviário na Índia, agora é possível viajar ao redor do mundo em 80 dias. Ele aceita uma aposta de £ 20.000, metade de sua fortuna, com seus companheiros de clube, para completar a tal jornada dentro deste período. Com Passepartout acompanhando-o, Fogg parte de Londres de trem às 20h45 daquela noite. Para ganhar a aposta, ele deve retornar ao clube por essa mesma hora em 21 de dezembro, 80 dias depois. Eles levam as £ 20.000 restantes da fortuna de Fogg com eles para cobrir as despesas durante a viagem.

mapa da viagem

Desfecho
Em solo inglês, Fogg é preso devido um mal-entendido e perde o trem que o levaria a Londres. Ao chegar com cinco minutos de atraso, ele está certo de que perdeu a aposta. No entanto, Passepartout descobre que se enganaram na data – não é 22 de dezembro, mas 21 de dezembro. Como eles haviam viajado para o leste, seus dias foram encurtados em quatro minutos para cada um dos 360 graus de longitude que cruzaram. Assim, embora tivessem passado a mesma quantidade de tempo no exterior que as pessoas haviam experimentado em Londres, eles viram 80 amanheceres e entardeceres, enquanto Londres tinha visto apenas 79. Informado de seu erro, Fogg corre para o Reform Club bem a tempo de cumprir o prazo estabelecido e ganhar a aposta.
Imitações
Após a publicação do livro, várias pessoas tentaram seguir a circunavegação fictícia de Fogg, muitas vezes dentro de restrições auto-impostas. Em 1889, Nellie Bly se comprometeu a dar a volta ao mundo em 80 dias para seu jornal, o New York World. Ela conseguiu fazer a viagem em 72 dias, tendo encontrado Verne em Amiens. Seu livro "A Volta ao Mundo em Setenta e Dois Dias" se tornou um best-seller. No mesmo ano, Elizabeth Bisland, trabalhando para o Cosmopolitan, tornou-se rival de Bly, disputando com ela para vencer o desafio.
Around the World in Eighty Days

Nenhum comentário: