14 fevereiro, 2023

Diante do pelotão de fuzilamento

Erskine Childers (1870 – 1922), foi um proeminente nacionalista irlandês e autor do romance "Riddle of the Sands" (O Enigma das Areias).
Ele foi executado no Beggar's Bush Barracks em Dublin pelas autoridades do Estado Livre Irlandês durante a Guerra Civil Irlandesa. Suas últimas palavras, para o pelotão de fuzilamento prestes a matá-lo, foram:
"Deem um passo ou dois à frente, rapazes. Será mais fácil assim."
Antecedentes
Robert Erskine Childers, universalmente conhecido como Erskine Childers, nasceu na classe média-alta inglesa e serviu como soldado do exército inglês na Guerra dos Bôeres e na Primeira Guerra Mundial. Sua mãe era irlandesa e desde a infância ele se interessou pela causa do Irish Home Rule, que ele levou a sério depois que a Primeira Guerra Mundial terminou em 1918.
A aparente ambiguidade de um inglês estar preparado para lutar contra o estado inglês a fim de removê-lo do poder na Irlanda provou ser demais para ser tolerada pelos que então dirigiam o Império Britânico.
Winston Churchill disse a respeito dele:
"Nenhum homem se esforçou tanto para trazer uma maldição maior sobre o povo da Irlanda do que esse ser estranho, movido por um ódio mortal e maligno pela terra do seu nascimento."

Nenhum comentário: