17 fevereiro, 2023

Mais imitações reais de "A Volta ao Mundo..."

George Francis Train (24 de março de 1829 - 18 de janeiro de 1904) foi um empresário americano que organizou a linha de veleiros que navegava ao redor do Cabo Horn para São Francisco; ele também organizou a Union Pacific Railroad e o Credit Mobilier nos Estados Unidos em 1864 para construir a parte leste da Transcontinental Railroad e uma empresa de bondes na Inglaterra durante a Guerra Civil Americana.
Em 1870, no meio de sua campanha presidencial, George Francis Train (imagem) fez a primeira de suas três viagens amplamente divulgadas ao redor do mundo. A viagem propriamente dita durou 80 dias, mas ele ficou dois meses na França, apoiando a Comuna de Paris, pelo que passou duas semanas na prisão (o governo dos Estados Unidos e Alexandre Dumas intervieram para libertá-lo).
Suas façanhas possivelmente inspiraram o romance de Júlio Verne "A Volta ao Mundo em Oitenta Dias", e acredita-se que o protagonista Phileas Fogg tenha sido parcialmente modelado em Train.
Em 1890 (o ano das viagens de Nellie Bill e Elizabeth Bisland), Train quebrou o recorde de circunavegação, completando a segunda jornada com 57 dias.
Em 1892, a cidade de Whatcom, no Estado de Washington, ofereceu-se para financiar mais uma volta ao mundo, e Train terminou sua terceira viagem com 60 dias.
Após a publicação do livro de Julio Verne, "A Volta ao Mundo em Oitenta Dias", várias pessoas (além de Train, Nellie e Elizabeth) conseguiram realizar a circunavegação fictícia de Fogg, muitas vezes dentro de restrições auto-impostas.
Em 1903, James Willis Sayre estabeleceu um recorde mundial para dar a volta à Terra : 54 dias, usando transporte público.
Em 1928, o dinamarquês Palle Huld, de 15 anos, viajou ao redor do mundo de trem e navio na direção oposta à do livro. Sua viagem, que demorou 44 dias, foi descrita no livro "A Boy Scout Around the World". Ele pegou a Ferrovia Transiberiana e não passou pela Índia.
Em 2017, Mark Beaumont, um ciclista britânico inspirado em Verne, partiu para percorrer o mundo de bicicleta em 80 dias. Ele completou a viagem em 78 dias.

Nenhum comentário: