26 fevereiro, 2023

Rádio Cabeça

Na canção "O último blues" de Chico Buarque, lançada em 1985, o personagem da letra vê uma mulher dançando blues em seu quarto. Por ser imaginação, Buarque diz na faixa que a cena acontece em sua "Rádio cabeça". Na época, o vocalista David Byrne, da banda Talking Heads, ouviu a canção e adorou a expressão. No ano seguinte, escreveu a música "Radio Head" do disco True Story (1986).
Anos mais tarde, em 1991 na Inglaterra, uma banda chamada On a Friday começava a fazer sucesso. Após os integrantes se encontrarem com o representante da gravadora e assinarem um contrato de seis discos, foi pedido para que o nome do grupo fosse mudado. A banda passou a se chamar Radiohead, inspirado no título da canção dos Talking Heads. E assim surge uma influência indireta do cantor/compositor brasileiro com relação à banda britânica.



[...] Na vida real / Você é quem enlouquece / Apaga a última luz / E nos cantos do seu quarto / A figura dela fosforesce / Ao som do último blues / Na Rádio Cabeça / Se puder esqueça / A menina que você seduz. Chico Buarque

=======================================

Contado por Eliezer Franco:
Em uma partida beneficente de futebol entre os amigos de Ronaldo e os amigos de Zidane, estavam presentes Chico Buarque e o baterista da banda RadioHead. O técnico era Parreira, e Chico foi escalado como titular, ficando com a posição do baterista. Mas este não gostou da troca e foi reclamar ao técnico. Foi quando Chico disse-lhe, em perfeito inglês, ter sido o que "bolou" (LOL) a expressão que deu nome à banda do reclamante.