31 outubro, 2021

Flamingos adoram "frutos do mar"

O que acontece quando os flamingos mergulham a cabeça na água para comer?
Esta filmagem subaquática do Zoológico de San Diego revela como esses pássaros cor-de-rosa, de pernas e pescoço compridos, alimentam-se debaixo d'água.



Os flamingos têm hábitos alimentares bem distintos. Eles se alimentam sugando água e lama pela frente do bico e bombeando-as de volta pelas laterais -- tudo de cabeça para baixo. Para isso, possuem lamelas que funcionam como minúsculos filtros retendo camarões e outras pequenas criaturas aquáticas.(1)
Sacumé, os flamingos vivem em lagos, mas adoram "frutos do mar". A cor rosa ou avermelhada destes pássaros vem das ricas fontes de pigmentos carotenóides nas algas e pequenos crustáceos que eles comem.
Já as lamelas são estruturas finas e achatadas que eles possuem, frequentemente encontradas muito próximo umas das outras. Além de aparecerem nos órgãos respiratórios, também são encontradas em outras funções biológicas como na alimentação por filtragem.
Do ponto de vista da estrutura das cadeias tróficas, a alimentação por filtração é um dos quatro grandes tipos de alimentação, sendo praticada por muitas categorias de organismos, entre os quais as baleias do grupo dos misticetos, as amêijoas, os flamingos, o krill e as esponjas.(2)
Fontes
(1) http://animals.sandiegozoo.org/animals/flamingo
(2) http://pt.wikipedia.org/wiki/Animal_filtrador

Nenhum comentário: