16 outubro, 2021

Versos livres

Poemas escritos em versos livres não precisam seguir uma métrica regular ou um esquema de rimas.
"Escrever versos livres é como jogar tênis sem rede", disse Robert Frost, um poeta estadunidense. Ele mesmo tinha um fraseamento variável sobre o assunto. Por vezes, comparando o ato de fazer versos sem um padrão definido "a jogar tênis com a rede abaixada" ou "a jogar wallball sem a parede".
GK Chesterton o apoiou, dizendo: "O verso livre é como o amor livre; é uma contradição de termos".
Mas não Eleanor Vance, que disse: "Não apenas joguei tênis sem rede, como também usei as estrelas para fazer bolas de tênis". Acrescentando em seguida este comentário de Carl Sandburg sobre a rima:
"Se você escreve rimando, não consegue dizer o que quer. Quando você chega ao fim da linha, em vez de dizer o que começou a dizer, você tem que dizer o que rima."
Em 1959, Frost participou de uma discussão sobre essas demandas estruturais de métrica e rima na poesia. Ele reafirmou que "achava as restrições úteis ao elaborar poesia. Pois sempre que seu humor se opusesse às restrições, ele poderia simplesmente se comunicar por meio da prosa".

(https://quoteinvestigator.com/2021/05/24/poem-tennis/)

N. do E. Importante destacar que os textos poéticos que apresentam os versos livres, não deixam de reunir a principal característica das poesias: a musicalidade.

Um comentário:

Fernando Gurgel disse...

"Eu não forneço nenhuma regra para que uma pessoa se torne poeta e escreva versos. E, em geral, tais regras não existem. Chama-se poeta justamente o homem que cria estas regras poéticas." Vladimir Maiakóvski