07 outubro, 2021

Poço Superprofundo de Kola

Semyon Meisterman/TASS, Freepik
(V. post semelhante)
É conhecido como "poço do inferno", um buraco misterioso de 12.226 metros de profundidade e 23 centímetros de largura; tão grande que merece o título de "o poço mais profundo do mundo". Estamos falando do Poço Superprofundo de Kola, criado no final dos anos 1970.
Este assunto, assim como costuma acontecer com outros eventos únicos e raros, está envolto em lendas e mistérios. Diz-se, por exemplo, que quando a broca atingiu os 12 km de profundidade, os pesquisadores identificaram uma cavidade com temperaturas acima de 1.000°C e lá puderam gravar sons semelhantes a "gritos de almas em dor". A broca, disseram a si mesmos, teria chegado às "entranhas do inferno".
Mas há muitos detalhes que não combinam com toda essa história: em primeiro lugar, não há microfones capazes de suportar temperaturas de 1.000°C; além disso, quando a broca atingisse 12.261 metros, o termômetro mostraria 200°C a essa profundidade, e não 1.000°C.
As razões para perfurar
O poço está localizado no norte do país, na região de Murmansk, mais precisamente na península de Kola, de onde recebeu o nome. Foi escavado como parte de um projeto colossal executado pela URSS, que previa a construção de poços superprofundos.
Ao contrário de outros poços cavados para identificar campos de gás ou petróleo, o de Kola foi construído para fins puramente científicos, para estudar a composição interna da Terra.
O local foi meticulosamente escolhido e a perfuração transcorreu, com algumas pausas, de 1978 a 1992. A península de Kola está localizada na parte superior do escudo báltico, uma gigantesca base rochosa composta de granito e minerais, originada há cerca de 3 bilhões de anos. É uma das camadas mais antigas da Terra; por isso a importância de estudá-la.
Atualmente, o local do Poço Superprofundo de Kola está em estado de abandono. O buraco foi lacrado com uma tampa de metal de 12 parafusos, e a base científica foi oficialmente fechada em 2008.


Profundezas
O buraco natural mais profundo da superfície terrestre é um sumidouro na China, Xiaozhai Tiankeng[1], com a profundidade entre 511 e 662 metros.
A mina mais profunda é uma mina de ouro, Mponeng[2] , com o poço ativo mais profundo a 3,8 km de profundidade.
O buraco artificial mais profundo é o buraco superfundo de Kola[3], com pouco mais de 12,2 km de profundidade.
[1] http://en.wikipedia.org/wiki/Xiaozhai_Tiankeng
[2] http://www.nsenergybusiness.com/projects/mponeng-gold-mine/#
[3] http://en.wikipedia.org/wiki/Kola_Superdeep_Borehole

Nenhum comentário: