15 outubro, 2021

Evolução do alfabeto latino

A letra A escreve-se como "A" porque representa a cabeça de um boi. Na língua dos Fenícios, que inventaram o alfabeto, a palavra "boi" era "alp". E, por alguma razão, escolheram o boi como símbolo da letra A.
O desenho original sofreu algumas alterações, o que é compreensível, tendo em conta que tem mais de 3000 anos.

(https://pt.quora.com/Por-que-a-letra-A-se-escreve-como-um-A)

Matt Baker, o criador do gráfico da Evolução do Alfabeto Inglês , rastreou o alfabeto inglês desde o Proto-Sinaítico em 1750 AEC. Este gráfico é uma versão simplificada de seu trabalho completo, chamado Writing Systems of the World, e ambos podem ser encontrados em UsefulCharts.com.


"Fiz este gráfico no ano passado como um prêmio de bônus no Kickstarter, mas agora estou disponibilizando para download gratuito. Apenas clique com o botão direito na imagem acima (ou mantenha pressionada no celular) e selecione "Salvar".Você é livre para usar o gráfico como quiser, desde que não o venda e desde que dê crédito a mim (Matt Baker) ou a este site (UsefulCharts.com). Estou lançando-o sob uma licença Creative Commons. Quanto ao motivo de tantas letras serem invertidas, é porque costumavam ser escritas em duas direções. Mas com a introdução da tinta, da esquerda para a direita eventualmente se tornou padrão (menos manchas se você for destro). Você não deveria ter intitulado de 'Evolução do Alfabeto Latino'? Bem, sim, também estaria correto. Mas também não é incorreto referir-se a um "alfabeto inglês". Obviamente, muitas línguas europeias usam a mesma escrita latina. Mas algumas usam um número ligeiramente diferente de letras . Quando alguém se refere ao conjunto de letras latinas usadas para um determinado idioma, não há problema em se referir a esse conjunto como o "alfabeto do [nome do idioma]".

Nenhum comentário: