24 maio, 2020

A uma bebida tão fina

DIA DO CAFÉ 24/05

EU NÃO TOMO CAFÉ PARA ACORDAR. EU ACORDO PARA TOMAR CAFÉ.

O BOCEJO É UM GRITO SILENCIOSO POR CAFÉ.

O CAFÉ TEM UM ALTO PODER DE CONVOCAÇÃO. A UMA BEBIDA TÃO FINA QUEM PODE DIZER NÃO?

AJUDE-ME, CAFEÍNA. VOCÊ É MINHA ÚNICA ESPERANÇA.

UMA XÍCARA DE CAFÉ PELA MANHÃ MANTÉM O TERAPEUTA À DISTÂNCIA.

EDUARDO DUSSEK:

"LEVANTA, ME SERVE O CAFÉ. QUE O MUNDO ACABOU."


Flávia NevesÀ distância ou a distância?
Flávia Neves,
Professora de Português
duvidas.dicio.com.br
Existe muita polêmica em torno do uso da crase nessa expressão adverbial. Os gramáticos mais tradicionalistas afirmam que não ocorre crase, dado a palavra distância não se encontrar determinada por um artigo, sendo a vogal a apenas uma preposição. Outros gramáticos, que dão ênfase ao uso da língua, defendem a ocorrência de crase, que atua como um elemento importante de clareza e desambiguação do discurso.
Diversas gramáticas e dicionários atestam o uso de ambas as expressões como corretas e sinônimas, sendo já utilizada a expressão à distância, com acento grave, em livros, jornais e outras publicações.

Nenhum comentário: