14 maio, 2020

Eu sou uma cientista louca


A ilustração acima (legendada para o português) não faz parte do artigo proximal.

por Kate Marvel * - Driled News
Já ouvi isso algumas vezes, de um jornalista, um amigo da família, um vizinho: você deve estar feliz com tudo isso. A implicação é que, como sou cientista do clima, devo estar empolgada com esse período de atividade econômica reduzida e emissões de efeito estufa. A Terra está se curando, eles dizem. A natureza está voltando. Por que eu não ficaria feliz com isso?
Amigos, definitivamente não estou feliz. Eu nem estou triste. O que estou, mais do que tudo, é zangada.
Estou com raiva da própria idéia de que possa haver um lado positivo nisso tudo. Não há. O dióxido de carbono tem uma vida tão longa na atmosfera que uma pequena redução nas emissões não será páreo para o aumento esmagador que ele vem apresentando desde o início da Revolução Industrial. Todo esse sofrimento não tornará o planeta mais frio. Se a qualidade do ar está melhor agora, se menos pessoas morrem por inalar poluição, esse não é um desenvolvimento bem-vindo, mas sim uma acusação de como as coisas estavam antes.
Estou com raiva dos políticos por criarem esse status quo. Estou com raiva por terem ignorado os cientistas e colocado suas próprias carreiras ou bolsos à frente da sobrevivência de seus cidadãos. É irritante ver a ignorância deliberada e cínica: atacar modelos (como se existisse alguma ciência não construída sobre modelos, simples ou complexos) e armar incertezas. Um modelo epidemiológico, como um modelo do sistema climático, é uma maneira de explorar diferentes futuros e os impactos de diferentes escolhas. É uma ferramenta, não uma bola de cristal. Mas o cerne de todos os modelos úteis reside em algo verdadeiro: os fatos inevitáveis ​​de que massa e energia são conservadas, de que um gás de efeito estufa retém o calor e de que um vírus pode transformar uma célula hospedeira em uma fábrica para autorreplicação. Desinformação, rumores e ódio podem se tornar virais, mas nada é melhor para se espalhar do que o próprio vírus.
Também estou zangada com os cientistas, ou pelo menos com as instituições que os empregam. Estou com raiva de uma cultura da precariedade e do medo que torna os cientistas tímidos, obedientes e relutantes em falar a verdade ao poder. Fico com raiva porque falar a verdade a alguém, poderoso ou não, é desencorajado, a menos que resulte em uma publicação, concessão ou outra recompensa que aumenta o currículo. Como os cientistas podem ser ouvidos se estamos com muito medo de levantar a voz?
Mas, mais do que qualquer outra coisa, estou com raiva da implicação de que "nós" somos culpados. Há uma narrativa ruim, mas persistente, de que as mudanças climáticas e as pandemias são causadas não por gases e vírus do efeito estufa, mas pela natureza humana. Somos ávidos por comida, abrigo, aventura, autorrealização, contato humano e - diz essa narrativa - devemos ser punidos por nossos pecados. Mas a situação atual - morte, pobreza, solidão - é um plano ineficaz para soluções climáticas. Nunca seríamos capazes de sacrificar nosso caminho para sair da mudança climática, especialmente não sendo nas costas das pessoas que historicamente fizeram a maior parte do sacrifício. Existe um sistema entrincheirado que extrai o CO2 do solo e o bombeia para a atmosfera, que resulta não da maldade humana inerente, mas das escolhas de alguns humanos com poder. Precisamos construir coisas: turbinas eólicas, painéis solares, transporte público, cidades planejadas, sociedades mais justas. Nós não precisamos de purificação. Não precisamos de absolvição. Nós precisamos trabalhar.
Eu tenho medo de me deixar sentir raiva, porque sou cientista. Devemos ser objetivos, impedir que as emoções nublem nosso julgamento. Mas me parece pouco científico fingir que algo que existe claramente não existe, e não tenho certeza de que mentir sobre nossos sentimentos de alguma forma nos torne mais honestos. Eu li muita literatura britânica para acreditar que reprimir emoções levará a um resultado saudável para qualquer pessoa.
Também relutei em ficar brava publicamente por causa de quem eu sou. Eu quero ser apreciada e aceita. Aprendi a me tornar pequena e agradável, a usar "eu sinto" em vez de "eu sei", mesmo quando discuto soluções para equações matemáticas. Eu conheço o léxico para mulheres zangadas: amarga, difícil, vadia. Mas há uma diferença entre o ressentimento pequeno e insular que brilha no escuro e o tipo de fúria iluminadora que ilumina o caminho para fora do túnel.
Essa é a fúria que sinto. É essa raiva incandescente, brilhando como um farol nos tempos sombrios, iluminando o caminho para algo melhor.
* Kate Marvel é uma cientista climática do Instituto Goddard da NASA de Estudos Espaciais e da Universidade de Columbia. Tradução PGCS

14 de maio: Dia Internacional do Clima

Nenhum comentário: