31 maio, 2020

O desafio do leite

O momento mais estranho sucedeu ao homem que descobriu o leite. 
Quando ele teve que explicar à vaca o que estava fazendo ali. ~ Jonco Stl

As pessoas não têm entendido por que Bolsonaro tem tomado um copo de leite durante as lives dele. O que é um claro aceno e cumprimento aos grupos da extrema direita. Eu explico neste fio!

Nacionalistas brancos fazem manifestações bebendo leite para chamar a atenção para um traço genético conhecido por ser mais comum em pessoas brancas do que em outras - a capacidade de digerir lactose quando adultos.



É uma tentativa racista para se embasar em "ciência" para diferenciar e justificar a "raça branca". Mas como já provado e explicado por toda ciência: Não há evidência genética para apoiar qualquer ideologia racista. O que há, é na verdade, um governo tosco e motivado pelo ódio.

Só para deixar claro, essa não é a primeira vez que o bolsonarismo se apropria de ações dos supremacistas brancos americanos (Alt Right). Antes, eles fizeram o uso do efeito ShockWave / FashWave em suas fotos.

O símbolo do copo de leite foi apropriado por uma facção das redes bolsonaristas, que são channers. Esse pessoal gosta da confusão que o meme gera com a simbologia nazista e se refestelam com a notoriedade que recebem da mídia. Essa facção é do Leon Leitadas.

Eu, por exemplo, identifiquei a conta deles como a responsavel pela campanha da Dra. Yamaguchi no Ministério da Saúde. As contas deles são constantemente banidas pelo Twitter por violações e ataques na plataforma.

Muitos têm falado que o ato de beber leite é relacionado ao Desafio do Leite proposto pela ministra da Agricultura. Eu vejo isso como um dog whistle - mas eu deixo com vocês para decidirem: Alt Right, Leon Leitadas, ou Desafio do Leite.

@DavidNemer, Twitter

N. do E.
No filme "Laranja Mecânica", Alex e os rapazes bebem copos de Moloko Plus, que são os coquetéis de leite e drogas que alimentam o mau comportamento da quadrilha. Então, eles têm uma razão válida para beber leite.
In: Por que tantos personagens bebem leite nos filmes?, Blog EM

Leitura recomendada: Milk, a symbol of neo-Nazi hate, The Conversation

2 comentários:

NONATO ALBUQUERQUE disse...

https://gentedemidia.blogspot.com/2020/06/leituras-blog-entrementes-analisa-o.html

Nonato Albuquerque disse...

Chupei seu artigo sobre o leite. Muito bom.