16 maio, 2020

O termo "lockdown"

Com a epidemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), mais uma palavra foi incorporada ao nosso vocabulário: "lockdown".
A palavra vem do inglês antigo, da união das palavras "loc" e "doun". Até 1975, o termo definia o ato de manter prisioneiros em suas celas (após uma rebelião, por exemplo), mas hoje ele também indica diferentes protocolos de isolamento de pessoas em diversas situações para evitar algum perigo ou malefício.
A tradução literal da expressão para o português é confinamento ou bloqueio. Na atual conjuntura, ela vem sendo usada para denominar a estratégia de fechar uma região para interditar vias e proibir deslocamentos e viagens não essenciais.
É uma das medidas mais extremas para conter a proliferação do novo coronavírus e evitar o colapso do sistema de saúde.

"lockdown pounds", o peso indesejado ganho durante um confinamento, resultante de comer demais e da falta de exercício.





é muito embaraçoso:
você fica em casa
e nem assim consegue
achatar suas curvas

Um comentário:

Lany disse...

gostei do seu blog.

vim parar neste blog, porque atualmente estou com bronquite ( segundo o pneumologista que me atendeu ) e como estou há 6 dias manifestando febre a tarde e a noite, fiz o exame de escarro ontem, para verificar se há presença de tuberculose.

fora isso, sou hipocondriaca por hobby e adoro ler sobre doenças. descobri que tinha fibromialgia antes de ser diagnosticada. ano passado, duvidei de um oftealmologista que me disse ter esclerite e fui para outro especialista confirmar o que eu suspeitava ser um herpes zoster oftalmico. Espero que no momento eu esteja errada.
Acho que não deveria ser publicitária.
Abs, saúde e fique com Deus.