28 maio, 2020

Rios de lixo

Apenas 10 rios transportam 95% de todo o plástico despejado pelos rios nos oceanos
Barato, durável e multifuncional, o plástico é uma das invenções mais bem-sucedidas da humanidade. Mas não é biodegradável, e isso está devastando o meio ambiente. Apenas 9% de todos os resíduos de plástico são reciclados e outros 12% incinerados. Significando dizer que quase 80%  se transforma em lixo sem meia-vida: condenado a uma eternidade como aterro sanitário, lixo ou lixo entupindo os oceanos.
A cada ano, o plástico mata cerca de 1 milhão de aves marinhas, 100.000 mamíferos marinhos e um número inestimável de peixes. Atualmente, o volume de lixo plástico nos oceanos do mundo é da ordem de 150 milhões de toneladas. Nada menos que oito milhões de toneladas são adicionadas a esse montante todos os anos - isso é um caminhão a cada minuto.
Os grandes rios são transportadores particularmente eficientes de resíduos de plástico para os oceanos, especialmente em países que não possuem uma infraestrutura de gerenciamento de resíduos adequada. Analisando detritos microplásticos nos oceanos, cientistas do Centro Helmholtz de Pesquisa Ambiental em Leipzig, na Alemanha, descobriram que 95% do plástico proveniente de rios tinham sido transportados por dez rios.
Quatro destes rios são exclusivamente na China: o Yangtze (foto), o Hai He, o Rio Amarelo e o Rio das Pérolas. Dois outros envolvem estreitamente a China: o Amur, que nasce na Rússia e deságua no mar de Okhotsk, com grande parte de seu curso na fronteira com a China (onde é chamado Heilong Jang), e o Mekong, que nasce na China e passa pelo Mianmar, Laos, Tailândia, Camboja e Vietnã a caminho do Mar do Sul da China.
Dois rios fluem pelo subcontinente indiano: o Indo, que nasce na China e atravessa a Índia, principalmente o Paquistão, terminando no Mar Arábico, e o Ganges, que flui através da Índia e Bangladesh, para a Baía de Bengala.
Os dois rios não asiáticos estão na África: o Nilo, com duas fontes na Etiópia (Nilo Azul) e Ruanda (Nilo Branco), passando por Uganda, Sudão do Sul, Sudão e Egito em direção ao Mediterrâneo, e o
Níger, que flui através do Mali, Níger, Benin e Nigéria para o Golfo da Guiné.
Nem todos esses rios são igualmente culpados. Como mostra o gráfico abaixo, o Yangtze é o principal culpado, ejetando cerca de 1,5 milhão de toneladas de plástico no mar da China Oriental. Isso é mais do que os outros nove rios juntos.
Se as tendências atuais continuarem, a quantidade de plástico despejado no oceano aumentará de um caminhão a cada minuto de hoje para um a cada 15 segundos em 2050, altura em que o descarte de plástico literalmente superará todos os peixes no oceano.


No entanto, como destacam os cientistas de Leipzig, são possíveis soluções rápidas. Concentrar os esforços de gerenciamento de resíduos apenas nesses 10 rios pode reduzir suignificamente a tendência da poluição do oceano por plásticos. Reduzir pela metade a descarga de resíduos de plástico pelos rios listados acima reduziria o fluxo global de plástico transportado pelos rios para os oceanos em nada menos que 45%.
Silver lining (forro de prata): limpá-los teria um enorme impacto positivo.

Jacobs, F. Just 10 streams carry 95% of all river-borne plastic into the ocean, Big Think. Tradução: PGCS
forro de prata, expressão usada para dizer a alguém que existe um lado positivo no problema que o mesmo está enfrentando. Segundo o Urban Dictionary, vem do fato de que todas as nuvens negras têm uma borda prateada.

Nenhum comentário: