27 maio, 2020

O tempo voa - mas com que rapidez?

Muitos ficaram intrigados com a velocidade com que o tempo passa - e, em busca de uma definição concreta, alguns filósofos chegaram à conclusão de que ele flui a uma taxa de "um segundo por segundo" .
Nem todo mundo está totalmente feliz com essa explicação aparentemente simples. Tomemos, por exemplo, Bradford Skow (professor associado sem mandato no Instituto de Tecnologia de Massachusetts). O professor Skow nos lembra da afirmação de que "... nada pode acontecer a uma taxa de um segundo por segundo.” E explica: “O argumento para esta conclusão não faz suposições sobre em que consiste o fluxo de tempo. Aqui está o argumento: um segundo por segundo é um segundo dividido por um segundo e um segundo dividido por um segundo é o número um. Mas o número um não é uma taxa, então certamente não é a taxa com que qualquer coisa (o fluxo de tempo incluído) acontece."
O professor examina assim quatro premissas básicas:
(Premissa 1) Se o tempo passa, ele passa a uma taxa de 1 segundo por segundo.
(Premissa 2) 1 segundo por segundo é 1 segundo dividido por 1 segundo.
(Premissa 3) 1 segundo dividido por 1 segundo é 1.
(Premissa 4) O número 1 não é uma taxa.
Devido às complexidades inerentes ao assunto, talvez seja aconselhável que os interessados ​​na passagem do tempo leiam todo o artigo do professor sobre o assunto, a fim de tentar uma compreensão completa de suas sutilezas - uma frase simples, no entanto, se destaca.
"... um segundo por segundo não é um segundo dividido por um segundo."
Fonte: Improbable Research, postado por Martin Gardiner

O artigo estava programado para publicação (mas com que rapidez?) na revista "Philosophy and Phenomenological Research".

Nenhum comentário: