06 março, 2020

O que há fora da simulação?

Uma hipótese filosófica conjeturou que nossas experiências são simplesmente uma ilusão. E uma versão tecnológica moderna dessa hipótese sugere que as experiências fazem parte de uma simulação em computador.
Qualquer pessoa que use um fone de ouvido de realidade virtual já teve a sensação de estar imersa em uma simulação de computador.
Os tecnólogos estão cientes dos avanços exponenciais na velocidade e capacidade dos sistemas de computação. O número e a qualidade das simulações que podem ser realizadas com esses sistemas crescem muito rapidamente.


O proeminente empresário Elon Musk, que fundou as empresas inovadoras Tesla, SpaceX e Neuralink, considera que a hipótese da simulação deve ser levada a sério.
Em abril de 2019, uma entrevista de Elon Musk realizada por Lex Fridman foi postada no site do YouTube. Fridman é professor e cientista pesquisador em inteligência artificial (AI, em inglês) que trabalha no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).
A dupla discutiu uma variedade de tópicos, incluindo a hipótese da simulação. O seguinte diálogo (LINK) ocorreu perto do final da entrevista:
Lex Fridman: Então, quando, talvez você ou outra pessoa criar um sistema inteligência artificial geral, e você fizer uma pergunta a ela, qual seria essa pergunta?
(Longa pausa)
Elon Musk: O que há fora da simulação?
Em conclusão, Elon Musk indicou que ele (ou a humanidade) pode estar dentro de uma simulação. Ele acredita que um futuro sistema avançado de IA pode receber o comando de determinar o que está fora da simulação.

https://quoteinvestigator.com/2019/08/29/simulation/
https://www.wired.com/2011/09/are-we-living-in-a-simulation/

Relacionadas
É o universo uma simulação?
A questão da realidade como simulação

Nenhum comentário: