25 março, 2020

A vida baseada em organossilício

Não há dúvida de que a sociabilidade do carbono quaternário levou as coisas longe demais.
~ PGCS, em SOBRE O TÉDIO

Embora o carbono, com o potencial de 4 ligações por átomo, seja imbatível em sua capacidade de formar um grande número de compostos químicos, o silício é considerado como a próxima melhor solução, se você quiser criar a complexidade necessária para a vida.
O silício, como o carbono, é muito comum em todo o universo e também admite 4 ligações por átomo, que são condições favoráveis a uma química igualmente complexa.
Utilizando-se de enzimas obtidas em um processo chamado de "evolução direcionada", cientistas da Caltech introduziram-nas em uma bactéria chamada Rhodothermus marinus. Após três sucessivas mutações, elas foram capazes de produzir 20 tipos diferentes de compostos de organossilício.


Esta é uma representação artística da vida baseada em organossilício. Os compostos de organossilício contêm ligações carbono-silício. Pesquisas recentes do laboratório de Frances Arnold mostram, pela primeira vez, que bactérias podem criar estes compostos. Isso não prova que a vida à base de silício ou organossilício seja possível, mas mostra que a vida pode ser persuadida a incorporar silício em seus componentes básicos.
Crédito: Lei Chen e Yan Liang (Beauty of Science) para Caltech.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns, você é muito inteligente! Estou adorando as suas postagens!

Bjs da sua querida fã