23 março, 2020

Vestidos para meninos

A separação de gêneros foi bastante marcante em séculos passados. No entanto, as crianças não entravam nessa equação. De acordo com registros antigos, as roupas utilizadas por meninas e meninos podiam ser basicamente iguais até os sete anos de idade.
Ernest Hemingway e Franklin D. Roosevelt possuíam fotos de infância em que usavam saias brancas, consideradas neutras na época.
A tradição não deixava de fora nem as famílias reais: na foto abaixo, Alexei, filho do imperador russo Nicolau II, foi fotografado com um vestido semelhante aos que usavam suas irmãs.

E-D: Alexei, Olga, Tatiana, Maria e Anastasia

As razões para isso eram práticas. Como ainda não existiam zíperes e botões de pressão, era complicado para os meninos vestirem as calças estando sós. E para se despirem no banheiro, idem. O vestido, portanto, apresentava-se como a solução ideal, pois não demandava muito esforço para eles. Além disso, os vestidos serviam por mais tempo enquanto cresciam.
Aos sete anos, aproximadamente, os garotos não precisavam mais usar vestidos. Para a família, era um momento especial chamado de "breeching", significando que o garoto estava alcançando a masculinidade. Seu cabelo era cortado, ele colocava calças pela primeira vez e saía a caminhar pela vizinhança para mostrar o novo visual.

Nenhum comentário: