15 março, 2020

A paródia de "Fausto" em Copenhague

Entre os documentos científicos de Wolfgang Pauli, nos arquivos do CERN (Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire), há um item bastante incomum - uma cópia do script parodiando "Fausto", de Goethe -, apresentado na conferência do Niels Bohr Institute, de 3 a 13 de abril de 1932 (data exata da apresentação desconhecida).
Escrito principalmente por Max Delbrück, e ilustrado com caricaturas dos protagonistas, o esquete apresenta Pauli (Mefistófeles) tentando vender a idéia do neutrino (Gretchen ou Margarida) a um cético, Paul Ehrenfest (Fausto)!


Pauli havia postulado a existência dessa partícula sem peso, em sua famosa carta às "Caras senhoras e senhores radioativos", na conferência de Tübingen, em dezembro de 1930, mas ele teve que esperar até 1956 pela confirmação experimental de Reines e Cowan. Então, em 1932, a existência da partícula ainda era objeto de debate.
A reputação de Pauli pela inteligência afiada o tornou ideal para o papel satânico. Mas, em sua ausência, o papel foi interpretado por Léon Rosenfeld. E o papel de Deus ficou para Bohr. O script (em alemão), pode ser visto aqui. Uma tradução para o inglês aparece em "Thirty Years that Shook Physics", de George Gamow.


Mefistófeles (para Fausto):
Cuidado. Tenha cuidado com os poderes mais elevados da Razão e do Homem da Ciência, profanos na aliança. Você se permitirá, através do deslumbrante rendimento da bruxaria, às estranhas tentações do campo quântico.

Gretchen (para Fausto):
(cantando)
Minha massa em repouso é zero.
Minha carga é a mesma.
Você é meu herói.
Neutrino é meu nome.

Melodia: "Gretchen am Spinnrad" (Gretchen na roda giratória), de Schubert (vídeo)


Nenhum comentário: