19 março, 2020

Asas caleidoscópicas

A asa de uma mosca da fruta (Closterocerus coffeellae), vista contra um fundo branco, parece monótona. É transparente, sem cores óbvias, exceto por algumas pequenas manchas acastanhadas.
Mas esta aparência pode ser enganosa. Se você colocar a asa na frente de um fundo preto, ela de repente explode em um caleidoscópio de cores. Laranjas, azuis, verdes, violetas - praticamente todo o arco-íris dança através da asa, exceto o vermelho.
Um cientista francês chamado Claude Charles Goureau notou pela primeira vez esses tons vívidos em 1843. Desde então, eles definhavam na obscuridade, "aparentemente despercebidos pelos biólogos contemporâneos". Sempre que novas espécies de vespas ou moscas são descritas, seus descobridores quase nunca mencionam os padrões coloridos das asas. Os pigmentos visíveis foram até descritos como " evolução em preto e branco ". É como andar por uma galeria de arte com os olhos vendados.
Esqueça borboletas
Agora, Ekaterina Shevtsova, da Universidade de Lund, levantou voo. Ao fotografar várias espécies contra fundos escuros, ela revelou um mundo de cores ocultas, rivalizando com o de obviamente mais belos insetos. "A alegação de que os padrões de asas de mosca e vespa não são páreo para a incrível diversidade de padrões coloridos de asas de borboleta é obsoleta", diz ela.


Ao estudar esses padrões, ela conseguiu diferenciar cinco espécies de vespas, três das quais eram novas para a ciência. À primeira vista, todas elas poderiam ser confundidos uma com as outras, mas seus padrões coloridos de asas denunciavam-nas.
Referências:
http://bit.ly/2y36js4
http://dx.doi.org/10.1073/pnas.1017393108

Nenhum comentário: