22 março, 2020

"... ma non troppo"

É possível ser um bom compositor sem ser um bom instrumentista ou vice-versa?
Responde Elio Pastore, em Quora:
George Gershwin, autor de Rhapsody in Blue, foi um dos mais importantes compositores dos EUA no século XX. Entretanto, tinha uma maneira incomum de tocar piano, que lembrava a sonoridade de uma pianola.
Irving Berlin, que foi outro grande nome da música estadunidense, era reconhecidamente limitado: só sabia tocar uma música em uma tonalidade. Ele contornava essa limitação, usando um piano especial com teclado transpositor. No vídeo abaixo, ele próprio demonstra o funcionamento desse sistema.



DICAS DO BLOG EM

O teclado transpositor
Mecanismo de alguns órgãos do período Barroco e, posteriormente, de certos pianos. Facultava ao músico tocar a música em mais de uma tonalidade, transpondo-a sem que houvesse necessidade de alterar o dedilhado.
O capotraste
No violão, o capotraste cumpre a mesma função da pestana de apertar simultaneamente  todas ou várias cordas do violão em uma determinada casa. Deem uma olhada na imagem abaixo, onde um capotraste faz a pestana na segunda casa do braço do violão:


Utilizando o capotraste, você pode subir a tonalidade da música como se a estivesse tocando com as cordas soltas, ou seja, sem modificar os modelos dos acordes utilizados. Isso, sem dúvida, torna mais fácil a vida de muitos violonistas e ajuda a explicar por que este acessório é popular entre os iniciantes. Para subir a tonalidade da música de meio em meio tom utilizando o capotraste, basta colocá-lo na primeira casa, depois na segunda, na terceira, e assim por diante.

Nenhum comentário: