09 março, 2018

A questão da realidade como simulação

Em 1977, o escritor Philip Kindred Dick (1928-1982) explicou com suas próprias palavras como uma revelação lhe mostrou que poderíamos viver em uma realidade simulada, algo que foi incorporado em muitas de suas obras em que o mundo não é o que parece, mas algo que é de algum modo fabricado e que alimenta nossas mentes, nos controla ou algo pior.
A bibliografia autoral de Philip K. Dick engloba dezenas de contos, novelas e romances. Se você olhar apenas para a seleção do que já foi adaptado para o cinema - provavelmente o crème de la crème - vai encontrar autênticas obras-primas do gênero. Para mencionar apenas algumas, em ordem cronológica:
  • Blade Runner, o Caçador de Androides (1982)
  • O Vingador do Futuro (1990) (2012)
  • Minority Report - A Nova Lei (2002)
  • O Pagamento (2003)
  • O Homem Duplo (2006)
  • O Homem do Castelo Alto (TV, 2015)
  • Os Agentes do Destino (2011)
Quase todos estes filmes têm um aspecto em comum: o das realidades alternativas ou simulações em que os personagens vivem. As memórias do replicador do Blade Runner são fabricadas; o passado do protagonista de O Vingador do Futuro foi deletada e reconstruída; o futuro pode ser visto (e alterado) no Minority Report; o protagonista de O Pagamento apaga a memória depois de cada trabalho que realiza; O Homem do Castelo Alto é definido em uma realidade alternativa em que os nazistas ganharam a guerra e homens de preto, em Os Agentes do Destino, manipulam a realidade desta história para que ela siga o curso "certo".
Há também o caso mais revelador sobre isso, em O Show de Truman, cujo roteiro parece "com desconfiança" com o Time out of Joint (em português, O Homem Mais Importante do Mundo), uma curta história de Dick.
Naturalmente, não poderia ser excluído Matrix, que traz a marca dos irmãos Wachowski no roteiro, mas certamente bebe dessas e de muitas outras fontes. Talvez tenha sido o que mais popularizou a ideia de que "vivemos em uma simulação de computador", mas PKD já havia elaborado essa ideia vinte anos antes de Matrix:
"Estamos vivendo em uma realidade programada por computador e a única pista que temos é quando alguma variável ​​'muda' e alguma alteração ocorre em nossa realidade. Não conheço ninguém que tenha feito essa declaração antes, mas penso que a minha experiência não é única."
Fontes
PKD y la cuestión de «la realidad como simulación», Microsiervos
Wikipédia

Nenhum comentário: