27 outubro, 2019

A música tornada visível

A música, no sentido absoluto, é a geometria invisível do cosmos, um delicado traçado de frequências que se harmonizam entre si e através das quais toda a matéria se manifesta. O condutor desta sublime sinfonia é a força criativa do cosmos. A música, percebida pelos seres humanos, é um delicado traçado de frequências audíveis que se harmonizam entre si e geralmente agradam às emoções. O que não é conhecido, mas é claramente demonstrado neste vídeo, é que a música tem o poder quase mágico de criar forma a partir da falta de forma.
Cymascope
As imagens quase-3D, resultantes desta nova tecnologia, são literalmente a música impressa na superfície da água pura para você apreciar com a visão e a audição. Todos os sons audíveis têm forma de bolha, à medida que saem de um instrumento musical ou da boca de alguém. O CymaScope nos permite ver uma seção transversal da bolha sônica em constante mudança e cintilação. Para a peça de estréia, foi escolhida a muito amada "Clair de Lune", de Debussy, interpretada pelo talentoso pianista de concertos, Daniel Levy.



A MusicMadeVisible ainda está em desenvolvimento, mas um futuro emocionante está à frente - - quando todas as músicas puderem ser descritas no campo visual. É provável que esta nova tecnologia seja de grande ajuda para pessoas profundamente surdas e com outros desafios da vida.

Nenhum comentário: