21 outubro, 2019

Hotspot ecológico

Um hotspot ecológico é uma região biogeográfica que é simultaneamente uma reserva de biodiversidade, que pode estar ameaçado de destruição.
Designa, geralmente, uma determinada área de relevância ecológica por possuir vegetação diferenciada da restante e, consequentemente, abrigar espécies endêmicas. Os hotspots ecológicos estão identificados pela Conservação Internacional (CI), que se refere a 35 áreas de grande riqueza biológica em todo o mundo que são alvos das atividades de conservação da CI. Segundo esta organização, ainda que a área correspondente a estes habitats naturais ocupe apenas 2,3% da superfície do planeta, concentra-se nela cerca de 60% do patrimônio biológico do mundo no que diz respeito a plantas, aves, mamíferos, répteis e espécies anfíbias.


Clique AQUI para ampliar

O Brasil participa da lista da Conservação Internacional com dois hotspots:
- o da Mata Atlântica (em que 93% da floresta já se foi);
- o do Cerrado, onde está a última fronteira agrícola do planeta e do qual fazem parte as cabeceiras das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul, sendo elas: Amazonas/ Tocantins, São Francisco e Prata, sendo portanto, de grande importância para a segurança hídrica da região.

Página oficial da Conservation International

Nenhum comentário: